Notícias / Barra do Garças

09/07/19 às 17:11 / Atualizada: 09/07/19 às 17:18

Parque Serra Azul é reaberto em Barra do Garças

Limite de 10 carros foi atingindo no início da tarde

Araguaia Notícia

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Parque Serra Azul é reaberto em Barra do Garças

Foto: Araguaia Notícia

O parque estadual Serra Azul de Barra do Garças foi reaberto nesta terça-feira (9/7) depois de cinco anos fechado a comunidade. E foi um sucesso a sua reabertura. Por volta das 13h30 de terça-feira (9/7) já foi atingindo o limite de dez carros por dia, estipulado nesta fase experimental, para entrada de veículos no parque permitida somente quando estiver levando pessoas idosas, crianças ou deficientes físicos.

Segundo o diretor substituto do parque, Carlos Augusto Santos Muniz, o número de carros foi atingindo logo no início da tarde demonstrando que a população estava realmente com saudades de visitar o parque de 12 mil hectares, e por outro lado, está compreendendo as delimitações colocadas pela direção.

Durante um período experimental serão permitidos a entrada de dez carros, três vans, três ônibus, mas com objetivo de levar pessoas que tenham dificuldades de subirem pela escadaria ou trilhas. A intenção é incentivar as pessoas a entrarem pela escadaria ou trilhas pelo menos neste primeiro momento.

O parque Serra Azul foi fechado em 2014 após um grande incêndio que devastou mais de 1/3 de sua área causando a morte de vários animais e destruição e a sua interdição aconteceu após notificação do Ministério Público Estadual.

Depois de cinco anos de muita luta e alguns investimentos, o parque está sendo reaberto conforme decidiu o conselho consultivo no dia 18 de junho. Entre as novidades, o parque Serra Azul teve a sua sede reformada e apresentou um projeto para construção de um observatório resgatando a ideia visionaria de Valdon Varjão de fazer um discoporto no alto da serra para discos voadores.

A proposta do saudoso Valdon Varjão se tornou notícia mundial e se tornou um atrativo turístico da cidade. O prefeito Roberto Farias disse que um dos seus sonhos é construir o discoporto como queria Valdon Varjão para fortalecer o turismo do Vale do Araguaia. A cidade de Varginha em Minas Gerais ficou famosa por causa do ET de Varginha. E Barra do Garças chegou a ficar comentada no mundo, mas faltou apresentar o tão badalado discoporto.

O artista plástico Dionísio Carlos apresentou um maquete do que seria o observatório para ‘simbolizar’ o discoporto de Valdon Varjão. Só que as pessoas querem mesmo é uma espaçonave no alto da Serra Azul algo parecido com que o Valdon Varjão fez no passado, um disco voador de alumínio.
 
REABERTURA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA AZUL
 
 Após reunião do Conselho Consultivo dia 18 de junho, ficou decidido que o Parque Estadual da Serra Azul (PESA) será reaberto ao público, de forma experimental. A partir do dia 09 de julho o visitante poderá transitar pelas vias internas do PESA batizadas de Caminho Serra Azul, além de caminhada há também a opção de passeio de bicicleta com limite de 30 ciclistas por dia.

 A Escadaria da Fé segue com o mesmo horário, porém estará fechada às segundas-feiras, assim como os demais acessos ao PESA, para manutenções e reposição de horas trabalhadas no fim de semana.

A Trilha das Cachoeiras poderá ser visitada à montante e à jusante do Córrego Voadeira, caso se deseje subir, a entrada será pelo Clube da Usina ou pelo Estacionamento do Garrincha, caso se opte por descer o visitante terá como ponto de partida a Unidade de Fiscalização e Monitoramento II (UFM II) (antiga Chácara da Prefeitura, porteira antes do Córrego Voadeira).

Veículos automotores, nessa etapa experimental de reabertura, só serão permitidos caso estejam transportando idosos, crianças e/ou Pessoas com Deficiência, a cota diária é de no máximo 10 carros. Também poderão adentrar às vias internas do PESA 3 ônibus (40 lugares) e 3 vans (25 lugares) diariamente, é exigido que ao menos 70% da lotação do veículo esteja ocupada para caracterizar transporte coletivo.

Recomendamos atenção aos horários para que não se permaneça no interior do PESA após o entardecer, a maior parte da fauna da região é de hábitos noturnos, por esse motivo os horários de entrada levam em conta o tempo necessário para saída antes do pôr-do-sol.
 
         Sendo assim, os horários para entrada no Parque Estadual da Serra Azul são:
•       Escadaria da Fé – 06:00 às 11:00 horas e 15:00 às 18:00 horas.
•       Guarita Principal (Estrada do CINDACTA) – 07:00 às 15:00 horas (veículos 16:00 horas).
Pedimos atenção aos motoristas, não há estacionamento e a via é estreita.
•       Clube da Usina (Área privada) – 08:00 às 16:00 horas.
•       Estacionamento do Garrincha (Área privada) – 08:00 às 16:00 horas (sujeito à alterações).
 
Horário de funcionamento das unidades administrativas da GRPQ_SERAZ:
•       Centro de Atendimento ao Visitante (CAV) funcionará das 08:00 às 17:00 horas.
•       A UFM I (Mirante do Cristo) – 07:00 às 11:30 horas e das 15:00 às 18:30 horas.
•       A UFM II (Porteira, “Chácara da Prefeitura”) – 07:00 às 15:00 horas.
•       Sala da Gerência (SEMA Av. Min. João Alberto) – 12:00 às 18:00 horas.
 
 Mais uma vez lembramos que a reabertura é experimental e que o PESA estará totalmente fechado às segundas-feiras para manutenções de rotina e reposição de horas trabalhadas no fim de semana. Colabore com as regras do Parque Serra Azul (sujeito à autuação).
 
Gerência Regional e Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra Azul.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Dr. Rosário Casalenuovo Júnior

A arte é única e o artesanato é repetição

Deus seria um artista ou um artesão? Qual composição musical pode ser chamada de artesanato ou arte? Qual trabalho em geral deve ser denominada arte e qual artesanato?   Como está a arte no Brasil? Num país...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet