Notícias / Notícias Gerais

21/10/15 às 21:16

Bancários realizam vão “ensinar” os bancos a dividir o pão

O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT), amanhã, quinta-feira, (22/10), a partir das 9h30, irão realizar um café da manhã em frente ao Bradesco, (Praça Aquidaban), na Avenida Couto Magalhães, Centro de Várzea.  O objetivo da mobilização é realizar um café da manhã com os bancários em greve e com população para demonstrar aos banqueiros que é possível dividir o pão.
 
A greve é culpa dos bancos!
 
A revolta da categoria cresce junto com a greve. E não é à toa. Os cinco maiores bancos (BB, Caixa, Itaú, Bradesco e Santander) alcançaram, juntos, o lucro de R$ 36,3 bilhões apenas no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 27,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
 
Na contramão dos lucros exorbitantes, de janeiro a agosto de 2015, foram fechados 6.003 postos de trabalho no setor financeiro, segundo um estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
 
O saldo negativo do período resultou de 23.807 admissões contra 29.810 desligamentos. De acordo com a análise por Setor de Atividade Econômica (CNAE) os cortes de empregos estão concentrados nos Bancos Múltiplos com Carteira Comercial, categoria que engloba grandes instituições como Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, HSBC e Caixa que, sozinha, respondeu pelo corte de 2.261 postos de trabalho em oito meses. Já os outros bancos, juntos, foram responsáveis por 3.793 demissões no mesmo período.
 
17 dias de luta
 
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), José Guerra, quem definirá o fim da greve serão os bancos que até o momento só priorizam os bilhões de lucros e desvalorizam a população. “Já caminhamos para a quarta semana de greve, é preciso que a Fenaban tenha mais responsabilidade social e entenda que a categoria está disposta a continuar a greve. Que queremos mais que ganho real, queremos mais segurança nos bancos, mais contratações, melhores condições de trabalho, valorização, entre outros. Nossa luta é para beneficiar toda população”, diz.
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet