Notícias / Curiosidades

04/07/19 às 18:57 / Atualizada: 05/11/19 às 12:11

Dicas de como economizar mais com farmácias online

Ewerton C. Correa

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cada vez mais as pessoas pesquisam primeiramente na internet seja para pegar referência, saber sobre determinado remédio, saber interpretar bula de remédio, ou até mesmo comprar aquilo que ela precisa. No setor de saúde e nos e-commerce, cada vez mais as pessoas se sentem confortável para comprar pela internet. De acordo com uma pesquisa recente divulgada pelo Movimento Compre&Confie, empresa de segurança digital e inteligência de mercado, houve um aumento de 23% nas vendas feitas online no primeiro trimestre de 2019, comparado com o mesmo período do ano anterior.

Logo é fácil afirmar que a Internet entrou nos hábitos de consumo e nenhum setor parece poder escapar de uma prática fácil e cada vez mais segura. E essa comodidade , aliada com a segurança digital, faz com que as pessoas se sintam mais confiantes em fazer negócio online,até porque, hoje em dia, há diversas publicidades incitando a compra online , seja através do site, das redes sociais, seja através do celular, ou até mesmo, através de tablets e outros dispositivos e aplicativos que não param de ser lançados.

 
Ainda sobre compra online, a mencionada pesquisa mostrou ainda que as transações de maior valor ainda são feitas com mais frequência por desktop (computadores e notebooks) do que via mobile. Talvez, o principal motivo para o aumento é devido a vida de todos estarem cada vez mais corrida. Nisso vários segmentos se beneficiam, inclusive, o segmento de farmácia online, uma vez que a falta tempo de ir a uma farmácia em busca de um medicamento ou um produto de higiene é justamente o motor propulsor para que as pessoas corram para a internet e ganhem tempo, além claro, de garantir a saúde e bem-estar daquele que precisa do produto.
 
Embora seja uma questão aparentemente fácil e confiável, ainda assim, fazer compra de remédios usando a internet ainda não é um hábito no mercado brasileiro, embora seja totalmente possível comprar remédios de forma online, até os de uso controlado. Assim como também é possível você comprar cosméticos, produtos para cabelo e pele, remédios e até antibióticos com receita médica, como uma farmácia comum. A diferença é que a loja é completamente online.

Uma situação muito importante é sempre levar em consideração que mesmo uma farmácia online, elas não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.

Um dos principais atrativos nessa questão online, é que os preços apresentados no site são normalmente diferentes dos preços das lojas físicas. Entre os principais motivos está a questão da estrutura digital substituir alguns profissionais, como caixas, farmacêuticos, seguranças, e toda a questão estrutural de água, luz, telefone, internet, etc, etc.

No Brasil, a venda de medicamentos pela Internet foi regulada em 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A empresa que oferecer o serviço é obrigada a garantir uma forma de comunicação direta e imediata do internauta com o farmacêutico. Se o remédio for sujeito à prescrição médica, a receita precisa ser vista pelo farmacêutico antes da venda.

O primeiro passo para você saber se a farmácia online é verdadeira ou não é consultar no site da ABRAFARMA – Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias. Assim como em uma farmácia física, comprar remédios pela internet requer do usuário um cuidado maior, assim, é preciso saber se a farmácia online é confiável e se os medicamentos são aprovados pela ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, entre outras coisas.

As vantagens de comprar remédios pela Internet são várias. Maior comodidade, por exemplo, por que você vai sair de casa para comprar um medicamento, quando pode adquiri-lo pela internet? Essa é uma das comodidades da farmácia online. Além de escolher o que você precisa no conforto da sua casa, esse tipo de serviço apresenta outras facilidades.

Por exemplo, em muitos sites, você pode contar com o atendimento personalizado, por chat ou telefone. Assim como numa farmácia física, muitas farmácias online dão explicações por meio de seus funcionários. Você pode tirar dúvidas quanto à maneira de ingerir o medicamento, e isso, óbvio garante mais credibilidade.

Por falar em credibilidade, podemos dividir os serviços de compra de remédios online em dois: os sites de marcas já conhecidas como FarmaClick, Drogaria Pacheco e várias outras drogarias, que usam a internet para vender remédios e outros produtos; e também os aplicativos de entrega, que são empresas terceirizadas que buscam o que você precisa em uma farmácia e levam até a sua casa.

De forma bem geral e ampla, pode-se dizer que você pode comprar tudo o que compraria em uma loja física, só que com um preço mais acessível e fazer a consulta é fundamental para não se arrepender depois. Por isso que digo, existe  farmácia online que até compensa  que mais do que ir em loja física.

Você percebeu a quantidade de benefícios que a compra de remédios pela Internet traz para os pacientes? É fato que a internet trouxe muitas facilidades para o nosso dia a dia, inclusive na área de cuidados pessoais e de saúde. No entanto, com a expansão desse tipo de venda, é muito importante cuidar para não cair em golpes.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você conferir, antes de efetuar uma compra de remédios pela internet.

É muito importante que, por mais que a farmácia seja online, você compre somente os medicamentos que o seu médico lhe prescrever. Ele é o profissional mais indicado para recomendar o tratamento adequado para a sua saúde.

E não compre medicamentos que os seus familiares ou amigos utilizam, pois eles podem não apresentar os mesmos efeitos no seu organismo.

A compra de remédios pela Internet traz muitas vantagens para os pacientes principalmente para ganhar tempo, evitar trânsitos e praticidade de quem precisa ter em casa algum item da farmácia, sejam remédios, cosméticos ou outros. No entanto, é necessário ter responsabilidade para não colocar a saúde em risco e principalmente, conferir primeiro se essa farmácia online é credenciada ou não. Com essa checagem , vó e evita cair em golpes de internet e também de comprar medicamentos falsos. Dessa forma também, é preciso lembrar que se a farmácia é autorizada, você só deve adquirir os medicamentos prescritos pelo médico.

Se ainda ficou alguma dúvida quanto a compra de medicamentos online ou se a farmácia online é verdadeira ou não, coloque nos comentários e compartilhe suas dúvidas. Se você já realizou compra online de farmácias, coloque sua experiência nos comentários.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet