Notícias / Agronegócios

03/07/19 às 18:47

Dia de Campo em Cocalinho/MT destaca a potência agroambiental brasileira

Canal Rural

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Dia de Campo em Cocalinho/MT destaca a potência agroambiental brasileira

Foto: Divulgação

No próximo fim de semana, entre 05 e 07 de julho, a Liga do Araguaia vai realizar na Fazenda Água Viva, em Cocalinho-MT, seu 9º dia de campo para mostrar a consolidação do Brasil como uma potência agroambiental para o mundo. Ao Giro do Boi desta terça, 02, o comunicador e pecuarista Caio Penido, sócio/diretor da Agropecuária Água Viva e da Encruzilhada Filmes, membro do conselho de administração do Grupo Roncador e presidente do GTPS, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, falou ao programa sobre a iniciativa.

A Liga, relembrou Penido, surgiu para suprir uma necessidade dos produtores, especialmente da região do Vale do Araguaia mato-grossense, em entender a complexa legislação em torno da regularização ambiental e para transformar este trabalho em um ativo, um diferencial competitivo para a agropecuária brasileira. “A Liga do Araguaia surgiu desta necessidade de compartilhar conhecimento, de disseminar e criar uma aliança de pecuaristas para entender bem algumas questões como aumento de produtividade, conservação, regularização ambiental, a questão do carbono”, detalhou.

“A gente convive muito com a natureza e tinha um discurso urbano um pouco que criminalizando o produtor como se ele fosse responsável por um excesso de assuntos em relação às emissões de gases de efeito estufa, surgiu a discussão forte sobre a pecuária ser uma grande (atividade) emissora e a gente resolveu estudar isso a fundo. A Liga do Araguaia surgiu há cinco anos com este intuito de desmistificar”, acrescentou Penido.

O pecuarista e presidente do GTPS salientou que o Brasil precisa buscar o reconhecimento não só de sua população urbana, mas de todo o mercado internacional, do sucesso na conservação ambiental pela qual, em grande parte, o produtor rural é responsável. “O produtor brasileiro, assim como o brasileiro de modo geral, tem que ter orgulho da nossa biodiversidade. O Brasil é a maior potencial ambiental do mundo em biodiversidade, talvez não seja a maior área florestal, mas a maior área em biodiversidade, e isso não precisa ser um problema para a produção. Isto é uma vantagem competitiva do Brasil. Não é qualquer país que fala que quer ter mais de 60% do meu território com vegetação nativa”, declarou.

“Nossas florestas estão prestando serviços ambientais gratuitos para o mundo. Então como transformar esta nossa biodiversidade em valor, em orgulho, em identidade nacional para que a natureza seja um ativo nosso no mercado internacional? […] Este é um dos temas da Liga do Araguaia”, complementou.

Os temas todos estarão em evidência no dia de campo do próximo fim de semana por meio de palestras e interações entre agentes do setor. “A gente caminha com esses temas. Gestão, conservação e carbono”, resumiu Penido. Entre os palestrantes confirmados estão o zootecnista e diretor do Inttegra, o Instituto Terra de Métricas Agropecuárias, Antônio Chaker, com o tema “Produzindo Mais”; o apresentador, economista, biólogo e naturalista, Richard Rasmussen, que vai tratar do tema “Produtores rurais: a chave para a conservação da biodiversidade” e o próprio Caio Penido, que vai apresentar a palestra “Liga do Araguaia e o Brasil potência AgroAmbiental”. Veja no link abaixo a programação completa e como participar do evento:

Pelo vídeo abaixo, veja a entrevista completa concedida por Caio Penido Ao Giro do Boi desta terça, 02:
Imprimir Enviar para um amigo

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Dr. Rosário Casalenuovo Júnior

Queimada e tempo seco não são os agentes principais das doenças respiratórias

As clínicas de otorrinolaringologista e pneumologia ficam cheias nesta época do ano. Crianças e idosos sofrem para dormir, principalmente devido à baixa resistência do organismo, fato que provoca com facilidade...

 
 
 
 
Sitevip Internet