Notícias / Saúde

03/07/19 às 17:10

UFMT pesquisa formas de identificar e combater bactérias multirresistentes

André Faust da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
UFMT pesquisa formas de identificar e combater bactérias multirresistentes

Foto: Divulgação

Com o objetivo de controlar e diminuir a proliferação de bactérias multirresistentes a antibióticos, acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desenvolvem pesquisa que visa a identificação desses microrganismos e a medicação correta para combatê-los. O estudo auxilia em estratégias para reduzir o uso indiscriminado de medicamentos e tratar devidamente diferentes tipos de infecções.
 
Elaborada pela Faculdade de Medicina Veterinária (Favet) e coordenada pela professora Valéria Dutra, a pesquisa trabalha com materiais coletados de humanos, animais silvestres e animais domésticos com diferentes doenças. Essas amostras passam por um processo de isolamento bacteriano e são submetidas a testes de susceptibilidade com diferentes classes de antibióticos, o que permite a identificação do tratamento correto para as infecções causadas por cada microrganismo.
 
“Além da identificação bacteriana, são realizadas técnicas baseadas na sequência de DNA da bactéria para a detecção de genes de resistência a antimicrobianos, genes de virulência e também técnicas que agrupam e classificam esses isolados como mais ou menos resistentes. Esses materiais são comparados a bancos de dados mundiais, como a técnica de Multi Locus Sequencing Typing (MLST)”, afirmou a coordenadora.
 
Para a professora, é necessário que haja mais investimentos na área de pesquisas relacionadas ao assunto e maior controle na administração de antibióticos, tanto na linha humana quanto na veterinária.
 
“Enquanto não houver o uso preciso de medicamentos, o número de bactérias resistentes a drogas continuará aumentando. Irá chegar uma hora que nós não teremos fármacos para serem utilizados e já existem casos em que uma pessoa está infectada por bactérias resistentes a todos os antibióticos disponíveis no mercado”, concluiu.
 
Em abril deste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que, até 2050, 10 milhões de pessoas no mundo podem morrer a cada ano devido a doenças resistentes a medicamentos.
 
Estão envolvidos na pesquisa estudantes de iniciação científica, doutorandos, mestrandos e professores do Hovet e da Faculdade de Medicina Veterinária. Além da parceria com o professor Francisco José Dutra Souto e o médico infectologista Francisco Keneddy, ambos do Hospital Universitário Julio Muller.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet