Notícias / Meio Ambiente

27/06/19 às 18:40

Rio Araguaia do lado goiano - Operação Férias Turista Seguro do Corpo de Bombeiros contará com novidades tecnológicas e de acessibilidade

Isabel Cristina, Diário de Goiás

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Rio Araguaia do lado goiano - Operação Férias Turista Seguro do Corpo de Bombeiros contará com novidades tecnológicas e de acessibilidade

Foto: Divulgação

O governo de Goiás lança nesta sexta-feira (28), a Operação Férias Turista Seguro do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Neste ano, serão utilizados drones pelos bombeiros, e a disponibilização de cadeiras anfíbias que tem o objetivo de permitir o acesso de cadeirantes, pessoas com deficiência e idosos às praias do Rio Araguaia.

O objetivo principal da ação é evitar mortes por afogamento, em especial no Rio Araguaia, durante o mês de julho. Serão apresentados os novos materiais e equipamentos utilizados na operação, o material educativo, além do embarque do reforço dos militares que partem para rios e balneários do estado.

O uso de drones pelos bombeiros, funciona da forma que as imagens captadas por uma câmera de alta resolução instalada no aparelho são transmitidas em tempo real para um tablet que fica com o piloto. O equipamento apoia o trabalho do Corpo de Bombeiros em salvamentos aquáticos e terrestres, na busca de pessoas e no resgate de corpos de afogados. Também será disponibilizado para os turistas um aplicativo com informações, mapas e dicas de segurança da operação.

Já as cadeiras anfíbias tem o objetivo de auxiliar os banhistas para que vivenciem a experiência de entrar no rio sem nenhuma preocupação sob a proteção dos guarda-vidas da Operação Férias Turista Seguro. As cadeiras utilizadas são chamadas de “anfíbias”, por serem fabricadas com pneu especial que permite superar a dificuldade da areia e também não afundam dentro da água. A altura dela é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade segura.

Recomendações


Divulgação Bombeiros/GO


O Corpo de Bombeiros Militar voltará a falar sobre a importância do uso do colete salva-vidas. Principal equipamento de segurança aquática e evita a morte por afogamento. Um bom colete deve oferecer flutuabilidade, modelagem ajustada, boa amplitude de movimentos para os braços, tirantes resistentes e dispositivos de ajuste bem eficientes.O trabalho educativo também será realizado para sensibilizar a população da importância de pequenos cuidados como forma de evitar grandes tragédias. Há mais de quatro décadas, o CBMGO faz anualmente a proteção dos turistas durante as férias do mês de julho. São mais de 200 quilômetros de proteção ao longo do Araguaia e seus afluentes.

Serão realizados trabalhos preventivos e de atendimento às emergências, com a distribuição de cartilhas, folders e a presença e atuação ostensiva de aproximadamente 350 bombeiros, entre guarda-vidas e mergulhadores nas praias ao longo do rio, além de aporte de viaturas, embarcações, equipamentos e materiais.

Às margens do Rio Araguaia, os bombeiros estarão presentes em Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Bandeirantes e Luis Alves. A Operação Férias Turista Seguro contará com um Posto de Comando em Aruanã. O local oferece ótimas instalações e tecnologias para concentrar as informações referentes à Operação e acolher os veículos de comunicação. Haverá também um posto  avançado em Alto Paraíso de Goiás, outro local muito procurado por turistas durante as férias, e Araguapaz.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet