Notícias / Nacional

23/06/19 às 09:43 / Atualizada: 23/06/19 às 09:59

Donos de veículos em MT podem acessar agora a 'Carteira Digital'

Ministério da Infraestrutura via 24 Horas News

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Donos de veículos em MT podem acessar agora a 'Carteira Digital'

Foto: Divulgação

Proprietários de automóveis registrados no estado do Mato Grosso já podem obter a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O Detran do estado aderiu, nesta quarta-feira (19), ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), idealizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que reúne em um dispositivo móvel os dois documentos de porte obrigatório para o condutor: o CRLV e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Atualmente, 14 estados já aderiram ao CRLV eletrônico: Amapá, Amazonas, Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e Sergipe, além do Distrito Federal. Ao todo, são aproximadamente 318 mil veículos com cadastro ativo no aplicativo. A tendência é que esse número aumente na medida em que os Detrans dos estados se vinculem à ferramenta digital. “Proprietários de aproximadamente 60 milhões de veículos terão a opção do documento eletrônico quando todos os estados estiverem integrados. Temos um grande potencial a explorar”, explica o diretor do Denatran, Jerry Dias. 

 
 
A versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Ele pode ser acessado mesmo que o proprietário esteja sem acesso à internet, já que o aplicativo gera um arquivo PDF com uma assinatura digital, o que garante a autenticidade do documento. A emissão é feita inteiramente online e não é necessário comparecer a unidades do Detran para obter o documento digital. 

CARTEIRA DIGITAL DE TRÂNSITO – Em vigor desde julho de 2017, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que funciona como uma carteira virtual do condutor, emite tanto o CRLV quanto a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas, diferentemente do documento do carro, que ainda está contando com a adesão dos estados, a CNH já está disponível para todo o país. Atualmente, já são 2,57 milhões de carteiras de habilitação eletrônicas. 

Para a liberação da versão digital da CNH, é necessário que o documento tenha sido emitido a partir de 1º de maio de 2017. Isso porque o usuário, além de ter que preencher o cadastro, deve escanear o QR Code localizado no verso da CNH de papel. Por outro lado, para o documento CRLV Digital é necessário apenas informar o número do Registro Nacional de Veículo (Renavam) e o número de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV). 

O aplicativo oficial, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), é o Carteira Digital de Trânsito (CDT). Ele é disponibilizado gratuitamente para smartphones compatíveis com os sistemas Android e iOS (iPhones), localizados nas lojas virtuais Play Store e Apple Store, respectivamente. 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

Considerações sobre o eclipse solar parcial de 2 de julho

Só por curiosidade, estou enviando a figura que fornece/forneceu  a informação COMPLETA sobre o eclipse solar de 2 de julho último. Acima, à esquerda há um marcador com o sinal + que aumenta o mapa...

 

Enquete

Você é a favor ou contra a greve dos professores de MT

 
 
 
Sitevip Internet