Notícias / Cultura

22/06/19 às 20:28 / Atualizada: 22/06/19 às 20:39

Sonora Brasil chega a Poconé com apresentações gratuitas que destacam a presença da mulher na música

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sonora Brasil chega a Poconé com apresentações gratuitas que destacam a presença da mulher na música

Liricas Históricas

Foto: Cesar Duarte

O Sonora Brasil chega a Poconé para apresentações gratuitas, nos dias 24, 25 e 27/6, às 19h30, no Sesc Poconé. Considerado o maior projeto de circulação musical do país, que amplia o contato do público com a diversidade da música brasileira, o Sonora passa pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste com o tema “Líricas Femininas – A presença da mulher na música brasileira”, que busca dar visibilidade à produção feminina.
 
Por meio de uma abordagem cronológica, as Líricas Históricas apresentam um repertório com a obra e a história de compositoras representantes de várias fases da música brasileira. O grupo é formado por Gabriela Geluda (RJ), Anastácia Rodrigues (PE), Priscilla Ermel (SP) e Vanja Ferreira (RJ), que abre as apresentações no dia 24/6.
 
Nas Líricas Transcendentes as artistas apresentam repertório relacionado às tradições musicais do meio rural, considerando o uso da música como meio de comunicação com as divindades. O grupo é composto por Déa Trancoso (MG), Ceumar (MG) e Cátia de França (PB) que se apresenta no dia 25/6.
 
As Líricas Modernas abordam repertórios da atualidade, com estética próxima da música popular, valorizando a experimentação e o uso de recursos expressivos inovadores, especialmente na voz. O grupo formado pornLucina (MT), Badi Assad (SP) e Regina Machado (SP) tem show no dia 27/6.
 
No ano que vem, o Sonora Brasil trará para Poconé a outra temática escolhida para o biênio, “A Música dos Povos Originários do Brasil”. Em sua 22ª edição, o projeto já alcançou 750 mil pessoas, com 6.098 concertos, de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras. Ao todo, 431 músicos já se apresentaram no circuito, que a cada biênio aborda duas temáticas diferentes e promove a circulação dos artistas por todas as regiões brasileiras.
 
“Há 22 anos, o Sonora Brasil desperta o interesse do público para expressões musicais identificadas com a história da música brasileira, apresentando grupos que estão fora dos grandes centros culturais. Durante dois anos os artistas se revezam pelo país, percorrendo todas as regiões, em extensa programação cultural”, explica Gilberto Figueiredo, analista de cultura do Departamento Nacional do Sesc.
 
Oficinas
 
Na programação do Sonora Brasil ainda tem duas oficinas gratuitas. “Avós da nossa voz” é o tema da primeira oficina, que acontece na Sala de Projeções, no 24/6, das 9h às 11h, e tem como foco conjugar memórias e afetos com a criação musical. Os participantes vão construir músicas que tragam um pouco da sua história e, se possível, da comunidade local. Além do canto, será possível experimentar os instrumentos conduzidos pelas oficineiras/performers e ainda incorporar instrumentos trazidos pelos próprios participantes. São instrutores Priscilla Ermel, Vanja Ferreira, Anastácia Rodrigues e Gabriela Geluda. A classificação é livre.
 
“A lembrança de si mesmo” é o tema da segunda oficina, realizada no dia 25/6, das 9h às 12h, no Salão Social do Sesc Poconé, por Déa Trancoso. Nesta oficina, a voz física e material passeia pela voz metafísica fundamental, proporcionando processo de autoconhecimento mais minucioso, a partir de qualidades holísticas da música. Trabalha a “lembrança de si mesmo” por meio da expressão corporal e vocal, a partir de exercícios da yoga, audições, jogos e brincadeiras que combinam o uso do corpo e da voz de maneira alternada e simultânea, dentro dos universos indígena, africano, xamânico e hindu. A classificação indicativa é de 14 anos.
 
Sesc Poconé - A unidade, que integra o Sesc Pantanal, polo socioambiental do Departamento Nacional do Sesc, tem como objetivo a promoção da valorização da cultura, da qualidade de vida e fortalecimento da cidadania junto à comunidade local e está localizada na Avenida Generoso Ponce, na entrada da Rodovia Transpantaneira, Centro de Poconé.
 
  • Sonora Brasil chega a Poconé com apresentações gratuitas que destacam a presença da mulher na música

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet