Notícias / Cultura

22/06/19 às 10:19

Edição 2019 - Hoje tem Festrilha em Barra do Garças

Pirilampos do Vale e Pimenta Malagueta de Água Boa se apresentarão

Michele Soares, Interativa

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Edição 2019 - Hoje tem Festrilha em Barra do Garças

Pirilampos do Vale

Foto: Micheli Soares, Interativa

Nesse fim de semana as coisas vão esquentar no Porto do Baé, em Barra do Garças. Acontece que neste sábado, dia 22 de junho, o local será palco do Festrilha 2019.

O primeiro polo a receber o Festrilha 2019 foi Tangará da Serra. Barra do Garças foi escolhida para sediar os Polos II e III do evento, onde seis juninas se apresentarão: Abalantes do Sertão (Barra do Garças), Flor do Araguaia (Araguaiana), Pimenta Malagueta (Água Boa), Brilho Junino (Barra do Garças), Pirilampos do Vale (Água Boa) e Balancê do Serrado (Nova Xavantina).

Porto Alegre do Norte e Rondonópolis são as outras cidades sede. A grande final do Festrilha 2019 acontece de 17 a 21 de julho, em Rondonópolis.

O Festrilha é realizado pela Federação Mato-grossense de Quadrilhas e tem a Secretaria de Estado de Cultura como principal apoiadora.

O Festival Mato-grossense de Quadrilhas é o maior evento cultural consolidado do Estado de Mato Grosso. Realizado há quase duas décadas, o Festival começou em Serra Nova Dourada e hoje já faz parte do calendário cultural de Mato Grosso. Além de manter viva uma tradição enraizada nas comunidades, a competição de quadrilhas em municípios diversos movimenta setores importantes para a economia, como o turismo e o comércio. Entre os objetivos do evento, estão manter viva a cultura junina e fazer com que ela sobreviva por gerações.

Água Boa no Festrilha

No ano passado a junina água-boense Pirilampos do Vale estreou no Festrilha 2018, e chegou à ir para a final, que aconteceu em Porto Alegre do Norte. Com o tema “Chico e Araguaia: O incrível romance das águas”, a junina conquistou a 14ª colocação e promete ascender no ranking neste ano.

Com uma intensa rotina de ensaios e disciplina, sob os comandos do professor Giovanni Soares, a Junina Pirilampos do Vale apresenta este ano o tema “Andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiá!”.

Neste ano, além da Junina Pirilampos do Vale, outra quadrilha também representará Água Boa no Festival Mato-grossense de Quadrilhas. É a Quadrilha Pimenta Malagueta, que iniciou recentemente seus trabalhos e também já tem mostrado a que veio. A junina coordenada por Carlos Monteiro trará, em sua estreia, o tema “Depressão: Ensine os outros a colorir a vida mesmo nos dias mais cinzentos”.

O Festival Mato-grossense de Quadrilhas contou sempre com o apoio do Deputado estadual Baiano Filho. Este ano, o Secretario Estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec destacou o apoio recebido pelo Deputado Estadual Dr. Eugênio. “Tivemos a oportunidade de apresentar o projeto a vários Deputados que se mostraram muito atenciosos com o movimento, destacando o apoio do Deputado Estadual Dr. Eugênio e sua equipe que nos deram o suporte para o início da jornada do Festrilha 2019”, finalizou Kardec.3

Pimenta Malagueta

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet