Notícias / Agricultura

21/10/15 às 08:33 / Atualizada: 21/10/15 às 08:44

Goiás: Produtores de mel de Porangatu buscam selo de qualidade

Goiás: Produtores de mel de Porangatu buscam selo de qualidade

Tradicional feira do mel em Porangatu

A unidade da Emater em Porangatu norte de Goiás está empenhada em contribuir com os produtores de mel da região na busca pelo selo de Indicação Geográfica do mel, conhecido como selo IG. A certificação permite que o mel da região seja facilmente reconhecido pela sua qualidade, visto que o território onde é produzido o mel é um dos indicadores da qualidade do produto.

O selo do IG do mel da região de Porangatu contemplará os municípios de Amaralina, Bonópolis, Campinaçu, Estrela do Norte, Formoso, Mara Rosa, Minaçu, Montividiu do Norte, Mutunópolis, Novo Planalto, Santa Teresa de Goiás, São Miguel do Araguaia e Trombas. Maria Jacy está convencida de que “a obtenção do selo trará valorização do produto e o fortalecimento da marca e da cadeia produtiva do mel da região”. Atualmente, são cerca de 130 produtores.

Próximos passos
Documentos serão reunidos e encaminhados posteriormente à área jurídica competente. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apoia e fomenta as ações para a concessão da Indicação Geográfica (IG). O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é a instituição que concede o registro e emite o certificado. Existem duas espécies ou modalidades de Indicação Geográfica: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO). No Brasil, doze produtos receberam registro de IG na espécie Indicação de Procedência e dois produtos receberam na espécie Denominação de Origem.


Ver vídeo do início da colheita da safra 2015 AQUI

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet