Notícias / Cultura

18/06/19 às 14:40

Cuiabá - Cavaleiros fazem ato e param em frente à Assembleia para cobrar regulamentação de esportes hípicos

Decisão judicial recente que proibiu provas de laço em Cuiabá causou revolta no meio. Organizadores público de 700 pessoas.

G1 - Rede Globo

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo

Manifestantes andaram pelas ruas de Cuiabá montados  - Divulgação

Cerca de 300 pessoas montadas a cavalo fazem um ato em Cuiabá, nesta terça-feira (18), para cobrar a regulamentação de esportes hípicos no estado. Eles saíram em cavalgada de um haras localizado no Bairro Santa Rosa e seguiram até a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), no Centro Político Administrativo, onde estão concentrados.
 
De acordo com o empresário Caê Póvoas, um dos organizadores da manifestação, além dos cavaleiros, outras 400 pessoas participam do ato.
 
O número de participantes foi estimado pelos organizadores. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), são cerca de 200 cavaleiros e 60 veículos automotores.
Durante o ato, houve congestionamento na Avenida República do Líbano, em Cuiabá.
 
Eles cobram regulamentação dos esportes hípicos — Foto: Divulgação
Eles cobram regulamentação dos esportes hípicos — Foto: Divulgação
 
Conforme o organizador, recentemente uma decisão judicial causou revolta no meio. A Justiça de Mato Grosso proibiu a realização de provas de laço com animais em um evento que estava previsto para ser realizado no dia 2 deste mês, em Cuiabá. A decisão atendeu a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que apontou maus-tratos aos animais que participam das provas.
 
"Isso foi algo absurdo que o Ministério Público fez. Barraram o evento quando já tinha gente do Brasil inteiro. Tinha 600 competidores e 17 mil pessoas para participar das provas", afirmou Caê.
 
Na Assembleia Legislativa tramita um projeto de lei, de autoria do deputado Dilmar Da Bosco (PSB), que institui normas e critérios sobre a prática esportiva equestre de forma a garantir o bem estar dos animais, no estado.
 
O texto aponta as formas de acondicionamento e transporte dos animais, obriga acompanhamento veterinário, proíbe o doping, além de outras normas para as boas práticas na realização de eventos esportivos.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - 'Pessoas de lua'

Quantas vezes nos deparamos com pessoas que podem ser colegas de trabalho ou até parentes e residentes na mesma morada que dizem: “hoje eu não estou nos meus dias”; “hoje não estou...

 

Enquete

Quem você gostaria que fosse o próximo presidente do Brasil

 
 
 
Sitevip Internet