Notícias / Religião

04/07/15 às 19:35 / Atualizada: 04/07/15 às 19:57

Carreiros mantêm tradição na Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade

Há 175 anos o evento atrai milhares de fiéis até a 'capital da fé', em GO. Romeiros caminham com bois por quilômetros e passam costume para filhos.

G1/GO com Jornal Hoje

Imprimir Enviar para um amigo
Mais de 350 carreiros em seus carros de bois mantiveram a tradição e caminharam por quilômetros para participar da Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. O evento, que acontece há 175 anos na cidade, sempre conta com a presença dos romeiros, que passam o costume de pai para filho.

O comerciante Ulisses Santana, que faz questão de participar todos os anos, conta que o som dos carros de bois sendo puxados pelas estradas lhe causa nostalgia. “Dá saudade de quando eu morava no sítio, na roça”, afirma.

Já o peão Limiro Mendonça Filho revela que nesta época o serviço no campo é deixado em segundo plano para renovar a fé no Divino Pai Eterno. “A gente começa a arrumar tudo um mês antes, para dar certo. Aí quando todos estão preparados é só colocar os bois na estrada e viajar”.

Para chegar até Trindade, muitos carreiros que partiram de cidades como Vianópolis, Inhumas, Damolândia, Araçu, Itaberaí, Turvânia, São Luís dos Montes Belos, entre outras, enfrentam o frio da madrugada, o sol forte durante o dia e muita poeira. Mas todo o sacrifício vale a pena quando chegam na festa.

Os carros de boi são equipados com todos os mantimentos necessários para o trajeto e ainda servem de cama.  No meio do caminho, o contraste com a tecnologia é evidente, já que sempre que os celulares dão sinal as fotos e vídeos da caminhada abastecem as redes sociais. “Quando dá sinal a gente faz questão de postar”, disse Filho.

No último dia 2, e os carreiros participam do tradicional desfile pelas ruas da cidade  e encerraram a caminhada no Carreiródromo. No entanto, muitos permanecem na cidade até o final das festividades.

Mas além dos carreiros, muitos fiéis também caminham os 18 quilômetros que ligam Goiânia até Trindade ao longo da GO-060, conhecida como a Rodovia dos Romeiros.  Eles vão pagar promessas e agradecer pelas bênçãos alcançadas. “Essa fé é importante, acho que é tudo o que a gente precisa”, disse a bancária Sara Cavalcante.

Romaria
A Festa do Divino Pai Eterno vai até o próximo domingo (5), na cidade considerada como a 'capital da fé'. A organização estima que 2,5 milhões de pessoas participem do evento.

Ao todo, ocorrerão 115 missas, 45 novenas, 30 orações de terço e 11 procissões. Duas mil pessoas, entre voluntários e colaboradores, irão trabalhar nos festejos.
 
Carreiros fazem romaria até Trindade para Festa do Divino (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ver Vídeo da reportagem do Jornal Hoje AQUI
Ver vídeo AQUI

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet