Notícias / Meio Ambiente

13/06/19 às 20:20

Canarana - Trabalho realizado na região é destaque no Globo Rural deste domingo

Dez anos depois, Rede Globo volta ao Xingu para mostrar trabalho realizado em Canarana (MT) e região

Tatiane Ribeiro/ARSX

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Canarana - Trabalho realizado na região é destaque no Globo Rural deste domingo

Foto: Tatiane Ribeiro/ARSX

Negócio social que abrange diversos municípios da região Xingu Araguaia, a Rede de Sementes do Xingu e o plantio de floresta nas fazendas é tema de reportagem especial do programa Globo Rural desse domingo (16/06). As filmagens realizadas no mês de novembro de 2018 compõem a segunda parte de uma reportagem sobre o Mato Grosso e mostram a Casa de Sementes, localizada no viveiro municipal de Canarana (MT) bem como entrevistas com parceiros do trabalho de restauração ecológica realizado na região pelo Instituto Socioambiental (ISA).

Quem comanda a reportagem é a jornalista Neide Duarte que entrevistou entre outras pessoas, a engenheira agrônoma Eliane Felten, que já apareceu na primeira parte da reportagem (8/06), e é uma das pioneiras em apoiar o reflorestamento das Áreas de Proteção Ambiental (APPs) nas fazendas locais via muvuca, a mistura de adubação verde com sementes de árvores nativas. Henrique Carneiro, produtor rural da fazenda Vera Cruz, também foi entrevistado e fala sobre o plantios de árvores que realiza em sua propriedade em parceria com o ISA.

Com parte da reportagem, a recuperação de mata nativa é um dos temas e mostrará como o é realizado o plantio em larga escala em grandes propriedades rurais com maquinários e técnicas agrícolas. A semeadura direta, modelo utilizado pelos técnicos do ISA, tem sido considerada um uma solução com resultados positivos para a cadeia de restauração.

O conteúdo destaca o ainda o funcionamento da Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX) que inclui a participação de coletores indígenas, agricultores familiares e urbanos. Em especial, o Movimento das Mulheres Yarang, do povo Ikpeng, localizado no Território Indígena do Xingu, que em 2019 completou 10 anos de formação.

Exemplo de plantio com muvuca, a área reflorestada na Fazenda 2001, localizada em Canarana, também será abordada na reportagem que volta ao local dez anos depois de ter filmado a iniciativa de Higor Trovo, na época estudante do ensino médio, que se dedicou a plantar árvores em uma represa na fazenda do pai onde está uma das nascentes do rio Queixada que percorre a região.

Fique ligado! É nesse domingo (16/06), a partir das 7h45, no Globo Rural.
  • Canarana - Trabalho realizado na região é destaque no Globo Rural deste domingo
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

A Exclusão e o Pancadão

Uns anos atrás, escrevi um artigo sobre a repressão praticada pelos seguranças dentro dos shoppings centers em São Paulo, uma vez que não permitiam que grupos de jovens da periferia, que marcavam encontros chamados...

 
 
 
 
Sitevip Internet