Notícias / Curiosidades

12/06/19 às 19:02

Saiba o que é um Data Center e conheça as razões pelas quais ele é importante para sua empresa

Agnes Hehn

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Os data centers possuem grande importância para o funcionamento eficiente de todo sistema de telecomunicações, de rede e dos servidores. O data center é responsável por processar grande volume de dados e também por manter todo os sistemas de uma empresa em pleno funcionamento. Saiba mais sobre a tecnologia  data center.


Características

Geralmente os equipamentos de data centers ficam localizados em um local físico e isolado dentro da empresa. O ambiente pode ser composto por cabeamentos estruturados, roteadores e componentes de rede em geral.

Além de uma estrutura bem preparada, o data center precisa comunicar-se com o Internet Protocol e outros protocolos para endereçar os dados para a rede mundial de computadores. Somente um especialista ou uma consultoria em ti pode dimensionar e projetar os servidores de acordo com a necessidade da empresa.

O uso de no-breaks neste ambiente é fundamental para o caso de falta de energia elétrica. Além disso, o local físico dos data centers precisa contar com sistema de prevenção de incêndio, temperatura equilibrada, sistemas de segurança e backup automático.


Vantagens em ter um Data Center interno

O data center interno é  mais seguro para uma empresa, uma vez que todos os dados ficam dentro da organização. Além disso, com essa solução ‘’dentro de casa’’ mesmo em situações de perda de conexão com a internet é possível ter acesso aos dados armazenados. Dessa forma, a empresa também fica menos suscetível a ataque de hackers.

A garantia de segurança em sistemas de data centers interno é maior, uma vez que o acesso ao ambiente físico é restrito e controlado.


Data Center Virtual x Data Center Interno

Atualmente, também existe a possibilidade de utilização de data center virtual, que depende apenas de uma infraestrutura digital com conexão de internet. Dessa forma, o serviço de manutenção de softwares e hardwares são terceirizadas e os dados ficam armazenados na nuvem.

Com toda certeza, decidir qual formato de data center utilizar não é fácil, mas  antes de qualquer decisão é preciso avaliar as necessidades do negócio, a segurança dos dados e os custos do sistema.

Independente de qualquer decisão, seja por um data center virtual também conhecido como cloud services ou  data center interno, é de extrema importância contar com profissionais especializados e com boas referências.

Na maioria das vezes, as empresas que realizam o serviço de data moving também oferecem a implementação desses dois tipos de data center moving. Procure por um estabelecimento de sua confiança e peça orientações sobre quais as soluções atendem às necessidades da sua empresa!

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet