Notícias / Curiosidades

12/06/19 às 15:01

Reciclagem é benéfica tanto para o planeta quanto para empresas e sociedade

​Problemas como a mudança climática e o excesso de lixo têm feito com que cada vez mais pessoas mudem seu estilo de vida, passando a fazer a reciclagem de seu lixo.

Daiana Barasa

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Pese ao fato de o Brasil ter uma lei nacional que regula o descarte de lixo (a Política Nacional de Resíduos Sólidos), boa parte dele ainda é descartada de forma incorreta. Dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a cifra ultrapassa os 40%. Isso, por sua vez, traz uma série de malefícios à natureza - e, consequentemente, aos humanos, já que a sociedade depende dela para obter desde alimentos até insumos para produtos farmacêuticos.
 
Por esse motivo, cada vez mais pessoas têm mudado seus hábitos, de modo que eles sejam menos nocivos ao planeta. Além disso, elas têm exigido que as empresas que lhes fornecem produtos e serviços façam o mesmo, podendo preferir aquelas que tentam evitar o desperdício e reduzir o impacto ambiental de suas atividades.
 
Uma das muitas maneiras de se fazer isso é a reciclagem. Pese à sua popularidade, essa é uma técnica que não é plenamente entendida por boa parte das pessoas - e, consequentemente, costuma ser mal aplicada.
 

O que é reciclagem?

A reciclagem é um procedimento por meio do qual um material, que a princípio seria descartado na natureza, ganha vida nova. Entre os exemplos mais conhecidos disso, estão:
●       Confecção de papel reciclado;
●       Reaproveitamento da borracha de pneus velhos;
●       Reaproveitamento do metal de peças usadas.
 
É importante ter em mente que, pese ao senso comum, reciclar e reutilizar são coisas diferentes. A distinção reside no fato de que a reciclagem, por definição, exige um reprocessamento do material. Já no caso da reutilização isso não acontece: quando uma sacola de mercado é usada como lixeira, ela não é processada. É, portanto, reutilizada.
 

Por que a reciclagem é importante?

Especialistas afirmam que a reciclagem traz uma série de benefícios para quem pratica. No caso da humanidade, de modo geral, esse processo reduz o uso de recursos naturais, já que o reprocessamento de materiais gera um impacto menor do que a produção de novos.
 
Além disso, ao contrário do que muitos pensam, a reciclagem também gera a economia financeira. O motivo por trás disso é o fato de que, com os avanços na tecnologia, os processos de reaproveitamento de matérias-primas têm um custo cada vez mais reduzido. Do mesmo modo, não é preciso comprar insumos básicos para a produção, já que eles serão aproveitados. Assim, a reciclagem também se apresenta como uma boa alternativa para o corte de recursos.
 
No caso das empresas, há, ainda, outra vantagem que deve ser considerada no momento de se optar pela reciclagem: o apelo comercial. Como uma fatia cada vez maior da população tem se conscientizado a respeito da importância de reduzir a produção de lixo, esse pode ser um diferencial valioso no momento de se atrair e fidelizar clientes.
 
Vale ressaltar que, enquantos certos materiais se degradam naturalmente em questão de meses, há outros cujo prazo de decomposição ainda não pôde ser calculado - ou seja, é indeterminado. É o que acontece com o plástico e a borracha, que permanecem no ambiente por décadas. Assim, quando eles são reciclados ao invés de serem lançados na natureza, o evita-se desde a poluição até a extinção de espécies, já que os animais podem ingeri-los por engano.
 

Como fazer a reciclagem adequadamente?

Colocar a reciclagem em prática pode exigir algumas mudanças na rotina de sua casa ou empresa. Apesar disso, o desafio não é grande, e tais adaptações estão ao alcance de qualquer um.
 
O primeiro passo para reciclar os seus resíduos é separá-los corretamente. O motivo por trás disso é que cada tipo de material é processado separadamente: o plástico, por exemplo, não se mistura com o papel. Para que isso aconteça, é preciso implementar o sistema de cores, de modo que cada tipo de lixo seja descartado de forma individual. Além disso, recomenda-se que ele esteja limpo, já que resíduos podem comprometer a reciclagem.
 
Além disso, recomenda-se entrar em contato com uma empresa de reciclagem que seja séria e reconhecida em sua localidade. Mais uma vez, trata-se de uma tarefa simples, já que há diversos estabelecimentos - principalmente cooperativas - que trabalham nessa área. Assim, basta fazer uma simples pesquisa para tal.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet