Notícias / Política

20/10/15 às 08:43

CQC aponta justiça em prisão de Silval e cobra fim da enrolação no VLT

Reportagem nacional mostra desilusão de todos com situação

Cláudio Moraes

Folha MAX

Imprimir Enviar para um amigo
Em uma ampla reportagem de cerca de 10 minutos exibida na noite de hoje em rede nacional, o programa "CQC -  Custe o Que Custar" (Rede Bandeirantes) abordou o caos em que se transformou as obras de construção do Veículo Leve sobre Trilhos entre Cuiabá e Várzea Grande que estão paralisadas há quase um ano. No quadro "Proteste Já", a matéria teve início com uma declaração do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), quando ainda estava no exercício do cargo no palácio Paiaguás, de que o VLT seria concluído até a Copa de 2014.

Irônico, em seguida, o programa questiona: "Vocês realmente acreditam nisso?". Empresários destacam que 40% dos comércios na avenida da Feb, em Várzea Grande, foram fechados e a "desilusão toma conta de todos".

O repórter Juliano Dip, que executou a matéria, destacou por várias vezes que o modal de transporte já consumiu cerca de R$ 1 bilhão. A equipe do programa esteve no Centro de Controle do VLT e encontrou dezenas de vagões parados em estado de decomposição.

Em seguida, um cidadão mostra um vídeo compartilhado em redes sociais em que trabalhadores do consórcio empurram os vagões. "É a única forma que conseguimos ver o trem andando foi desta forma", comenta.

A prisão do ex-governador Silval Barbosa devido a "Operação Sodoma" pela suposta "venda" de incentivos fiscais foi destacada pelo programa. O repórter esteve no Centro de Custódia de Cuiabá para entregar um trem de brinquedo para o chefe do Executivo preso há 32 dias, mas não conseguiu e ainda teve a porta batida na cara.

"Viemos aqui lembrar que foram gastos mais de R$ 1 bilhão com um trem que nunca saiu do lugar", ironiza o jornalista, que sai "magoado" por não conseguir entregar o brinquedo.

O programa também questionou o fato da atual gestão do governador Pedro Taques (PDT) não ter retomado as obras. O secretário de Gabinete de Projetos Estratégicos, Gustavo de Oliveira, considerou a situação como um "problema herdado".

Gustavo disse que a atual administração tentou um acordo com o consórcio para resolver as "lambanças",mas que foi obrigada acionar a Justiça para obrigar que o consórcio fizesse efetivamente o que já foi pago pelas obras. Neste momento, o repórter se revolta e fala que "o atual governo fez campanha e eu que não moro em Cuiabá sabia dos problemas do VLT".

Para finalizar, o repórter conseguiu a garantia do secretário de que num prazo de 30 dias os canteiros serão recuperados. "Você pode voltar e verá avanço. Só daqui a seis meses teremos uma definição sobre a retomada efetiva da obra", frisou Gustavo de Oliveira.

Juliano Dip afirma que Cuiabá o trem de brinquedo é o símbolo do VLT numa cidade em que população segue rodando sem destino. Ele cobra uma proposta favorável a população.

RECADO A SILVAL
Âncora do CQC, o ator Dan Stulbach também externou sua indignação com a situação após a conclusão da exibição da reportagem. "Essa hora é bom saber que tem TV na cadeia e ai o ex-governador Silval Barbosa pode estar vendo a gente. Olá, Silval: como está por ai?", questiona.

Em seguida, o apresentador considera que a prisão de Silval é justa. "Está no lugar que devia estar. Aproveita e vê a merda que você fez amigo", comentou. Já o apresentador Marco Luque emenda: "Cuiabá merece mais".
 
CLICK AQUI E ASSISTA A REPORTAGEM 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet