Notícias / Justiça

19/10/15 às 20:55

MPF quer envolvimento de órgãos públicos e comércio de Pontes e Lacerda para orientar sobre riscos no garimpo

A partir desta segunda-feira (19/10), o Ministério Público Federal começa a expedir recomendações à Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e para o comércio de Pontes e Lacerda para solicitar uma série de medidas de orientação, informação e fiscalização relacionadas ao garimpo ilegal instalado na Serra da Borda, nas proximidades da cidade.

Segundo levantamento da Polícia Militar, a instalação do garimpo ilegal na região atraiu cerca de cinco mil pessoas para a área de 4 mil hectares, a 10 km do centro da cidade. Adultos, crianças e idosos se equilibram por trilhas tortuosas entre buracos profundos cavados na busca pelo ouro, criando um ambiente de risco para a saúde e a segurança física de todas as pessoas que estão no local.

O entendimento do MPF é que a situação exige um grande esforço dos órgãos públicos de segurança e também dos órgãos ligados à área de educação e à cidadania para minimizar os impactos negativos. A área apresenta um risco inadmissível à integridade física das pessoas que lá estão instaladas, quer pela alta probabilidade de acidentes, em razão das condições do terreno e das perfurações realizadas, quer pela presença de pessoas portando armas e pela venda livre de bebidas alcoólicas.

Para orientar a atuação dos órgãos públicos que podem colaborar para minimizar os impacto sociais negativos causados pela presença do garimpo, o Ministério Público Federal em Cáceres está expedindo recomendações para a Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e para o comércio de Pontes e Lacerda.

À Prefeitura Municipal, o Ministério Público Federal recomendou que a instituição dê esclarecimentos à população sobre os riscos e sobre a ilegalidade do garimpo; para que faça a sinalização das vias de acesso garimpo alertando sobre os riscos existentes na área, inclusive à vida, integridade física e segurança. O MPF também recomenda que a Prefeitura fiscalize empresas de compra e venda de ouro, de venda de mercúrio.

O MPF também expediu recomendação ao Conselho Tutelar de Pontes e Lacerda para que adote todas as medidas cabíveis para resguardar os direitos de crianças e adolescentes que estão na área de garimpo, esclarecendo aos pais e responsáveis sobre os graves riscos a que os menores estão expostos ao frequentar o local.

Lojas dentro do garimpo – A atuação do Ministério Público Federal também está direcionada às às empresas. O MPF recomenda que não sejam instalados pontos de venda (estandes) dentro do garimpo ou em áreas próximas. No documento, o MPF também orienta que a compra de ouro oriundo do garimpo ilegal em Pontes e Lacerda e o recebimento de ouro como pagamento por produtos e serviços pode ser caracterizado crime.

Compra de ouro - O Ministério Público Federal também recomenda às empresas que realizam a compra de ouro em estado bruto que adotem todas as medidas para verificação da regularidade da origem do ouro, exigindo toda documentação legal e mantendo em seu arquivo todos os documentos necessários à comprovação da regularidade da transação.


Íntegra das Recomendações:
Prefeitura de Pontes e Lacerda
Conselho Tutelar
Comércio em geral
Comércio de ouro

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Causa e efeito

         Reclamamos dos sofrimentos que nos alcançam de vez em quando e que nos tira a alegria. Muitas vezes são doenças graves com internações hospitalares. Nos questionamos...

 
 
 
 
Sitevip Internet