Notícias / Saúde

03/06/19 às 15:16 / Atualizada: 03/06/19 às 15:23

Lis e Mel: gêmeas siamesas separadas por cirurgia no DF recebem alta de hospital após 36 dias

Irmãs comemoraram aniversário de 1 ano nesse sábado (1º). Elas ficaram unidas pela cabeça por 10 meses; procedimento é considerado de alta complexidade.

Marília Marques, G1 DF

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Lis e Mel: gêmeas siamesas separadas por cirurgia no DF recebem alta de hospital após 36 dias

Gêmeas Mel e Lis, separadas por cirurgia complexa no — Foto: H DF

Foto: Hospital da Criança de Brasília/Divulgação

As irmãs siamesas Lis e Mel – separadas, em abril, por uma cirurgia inédita no Distrito Federal – receberam alta médica na manhã desta segunda-feira (3). Elas comemoraram o aniversário de 1 ano nesse sábado (1º) e, de presente, ganharam a autorização para voltar para casa.
 
As meninas estavam internadas há 36 dias, no Hospital da Criança de Brasília. A alta foi assinada pelo médico Benício Oton, coordenador da equipe que realizou o procedimento. "Já assinei as altas, falta fazer curativos especiais", explicou o cirurgião. "Devem sair ainda hoje de manhã".
 
A mãe das gêmeas, Camila Vieira, com as meninas — Foto: Arquivo Pessoal
A mãe das gêmeas, Camila Vieira, com as meninas — Foto: Arquivo Pessoal
 
Mel e Lis passaram 10 meses unidas pela cabeça, na altura da testa. A separação das gêmeas siamesas ocorreu no dia 27 de abril. O procedimento, de alta complexidade, é considerado "raríssimo" pelos médicos e durou cerca de 20 horas – com 36 etapas.
 
De acordo com a Secretaria de Saúde, esta foi a primeira cirurgia do tipo realizada no Distrito Federal, a terceira do Brasil e a décima do mundo.
 
Gêmeas Lis e Mel se reencontram pela primeira vez depois de cirurgia inédita em Brasília  — Foto: TV Globo/Reprodução
Gêmeas Lis e Mel se reencontram pela primeira vez depois de cirurgia inédita em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução
 
Recuperação
 
Lis saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na última segunda-feira (27). Mel havia deixado a unidade intensiva uma semana antes. Quando as duas se encontraram, no mesmo quarto da enfermaria, trocaram longos olhares, se tocaram e Mel recebeu a irmã com um beijo.
 
Em entrevista anterior, a mãe das meninas, Camila Vieira, disse que a gratidão é o sentimento que mais representa a família.
 
"Agora, nós vemos a vida de uma forma diferente. Assim como elas lutaram, também aprendemos a dar mais valor à nossa [vida]."
 
Gêmeas siamesas se encontram após cirurgia de separação
Gêmeas siamesas se encontram após cirurgia de separação
 
Cirurgia complexa
 
Mais de 50 profissionais participaram do procedimento, todo feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar.
 
Segundo a equipe médica, não havia veias ou artérias ligando o cérebro das meninas. Mas o processo, além de raro, exigia extremo cuidado. No local em que os cérebros ficavam encostados não existia nenhuma membrana revestindo o sistema nervoso.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet