Notícias / Esportes

19/10/15 às 14:01

Federação promove capacitação em lutas com certificado da UFMT

A capacitação em Luta Olímpica, no Estilo Livre e Greco Romana, será de 23 a 25 de outubro, no Palácio das Artes Marciais, em Cuiabá

Junior Martins / FMTJJLA

Imprimir Enviar para um amigo
“Com a crescente expansão do número de adeptos de lutas em todos os municípios de Mato Grosso, surgiu a necessidade de se qualificar instrutores de artes marciais, técnicos, atletas e estudantes e professores de educação física. Com o objetivo de prepará-los para atender com qualidade os milhares de novos alunos, dar suporte para campeonatos e também quaisquer outras atividades relacionadas”, justifica o presidente da FMTJJLA, Francisco José Fernandes.

O Treinamento de Capacitação Técnica e Arbitral em Lutas foi organizado em três módulos, o primeiro sobre Jiu-jitsu e No-Gi ocorreu de 15 a 18 de outubro na Gracie Barra Cuiabá, o segundo sobre Luta Olímpica será de 23 a 25 no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, e o terceiro com palestras temáticas será de 30 até 01 de novembro, em local à definir, todos em Cuiabá. A capacitação envolve aulas teóricas, práticas e palestras gratuitas certificadas pela UFMT.

“O treinamento aumenta o recurso técnico dos professores, dos estudantes e dos atletas. Eleva o conhecimento teórico e prática deles. E, devido ao certificado validado pela UFMT e pela FMTJJLA, têm valor legal e pode ser incorporado ao currículo profissional”, disse o coordenador do Núcleo de Pesquisa de Aptidão Física, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde (Nafimes) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Carlos Alexandre Fett.

O primeiro módulo sobre Jiu-jitsu e No-Gi foi ministrado pelo presidente da FMTJJLA e faixa coral de Jiu-jitsu, Francisco José Fernandes. O segundo módulo sobre Luta Olímpica será aplicado pelo coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Flávio Cabral Neves. E o terceiro módulo terá alguns palestrantes, como Carlos Fett, que falará sobre o lado metabólico e nutricional da luta. De como os nutrientes podem se refletir no resultado final de um combate.

“No meu caso, que sou instrutor de Jiu-jitsu na Impacteam do bairro Coophema, a capacitação serve para atualizar e aperfeiçoar o conhecimento. E também garante a validade do trabalho perante o aluno, o principal beneficiado. O Jiu é uma arte dinâmica e todo ano há novos golpes e posições. O que torna essencial a participação nos treinamentos. Um competidor que esteja munido das novas técnicas têm mais chances de pódio”, disse José Mário de Lima, faixa marrom.

Flávio Cabral

O coordenador de seleções da CBW, Flávio Cabral, que ministrará o 2º módulo do treinamento, de 23 a 25 de outubro, no Palácio das Artes Marciais, possui passagens no currículo como técnico em: Jogos Pan-Americanos (2003), Pan-Americano Senior (2006 e 2008), Pan-Americano Junior (2010 e 2011), Pan-Americano Cadete (2010), Pan-Americano de Guadalajara (2011), Jogos Sul-Americanos de Medelin (2013), Pan-Americano e seletiva Olímpica de Recife (2014), Jogos Olímpicos da Juventude de Najin/China (2014) e outros.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pandemia com clausura

Quando chegamos ao Planeta Terra encontramos dificuldades no convívio com pessoas que vamos encontrando pelo caminho. Interessante que não adianta nos mudarmos de bairro, cidade e até de estado, que vamos nos deparar com...

 
 
 
 
Sitevip Internet