Notícias / Meio Ambiente

01/06/19 às 14:21

Vazão das Cataratas do Iguaçu passa de quatro vezes o volume normal

No início da tarde deste sábado (1º), passavam pelas quedas mais de 6,2 milhões de litros de água por segundo; fenômeno é causado pelo excesso de chuvas no Paraná.

G1/PR

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Vazão das Cataratas do Iguaçu passa de quatro vezes o volume normal

No início da tarde deste sábado (1º), vazão das Cataratas do Iguaçu era de mais de 6,2 milhões de litros de água por segundo

Foto: Bruna Kobus/RPC

As fortes chuvas que vêm atingindo o Paraná desde o início da semana fizeram a vazão das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, atingir quatro vezes o volume normal.
 
No início da tarde deste sábado (1º), passavam pelo conjunto de quedas mais de 6,2 milhões de litros de água por segundo. A vazão média é de 1,5 milhão de litros de água por segundo.

Apesar do grande volume de água nas Cataratas do Iguaçu, a passarela de acesso à Garganta do Diabo está liberada para os visitantes — Foto: Bruna Kobus/RPC
 
Com a grande quantidade de chuva, os seis reservatórios das usinas construídas ao longo do Rio Iguaçu também estão precisando dispensar o excesso de água não usada na produção de energia.
 
Segundo a Copel, que faz o monitoramento hidrológico do rio, a previsão é que a vazão, que aumentou a partir de quinta-feira (30), diminua durante o fim de semana.

Segundo a Copel, que faz o monitoramento hidrológico do rio, a previsão é que a vazão nas Cataratas, que aumentou a partir de quinta-feira (30), diminua durante o fim de semana — Foto: Zito Terres/RPC
 
Itaipu
 
Também em Foz do Iguaçu, depois de sete meses a Hidrelétrica de Itaipu precisou abrir uma das três calhas do vertedouro na madrugada deste sábado.
 
O reservatório da usina é abastecido pela bacia do Rio Paraná, que se estende pelos estados de São Paulo e Minas Gerais.


Vertimento na Usina de Itaipu passou de 1,3 milhão de litros de água por segundo na manhã deste sábado (1º) — Foto: Gabriel Campos Neto/Usina de Itaipu
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Paiva Netto

Hiroshima

Em 6 de agosto de 2019, precisamente às 8h15, completam-se 74 anos do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, depois foi a vez de Nagasaki, também no Japão. Data que jamais será varrida das...

 
 
 
 
Sitevip Internet