Notícias / Notícias Gerais

18/10/15 às 09:32

Começa horário de verão e Araguaia passa a seguir horário de MT

Araguaia Notícia

Imprimir Enviar para um amigo
Começou a zero hora de domingo (18/10) o horário de verão em dez estados do país e a região do Araguaia formada por 33 municípios, que segue o horário de Brasília, nesse período de horário de verão seguirá o horário de Mato Grosso. Essa medida está sendo adotada por toda a região há 17 anos e começou por Barra do Garças em 1998.

A idéia é fugir do incômodo de acordar mais cedo que afeta o relógio biológico. Como a maioria dos municípios está em solo mato-grossense acaba só seguindo o horário de MT nesse período de outubro até fevereiro.

E pelo jeito essa modificação agradou e se tornou natural quando chega o horário de verão e se espalhou pelos municípios do Araguaia e até mesmo de Goiás como Aragarças, Bom Jardim e Baliza. Os órgãos públicos destes municípios goianos não acatam,  porém os moradores que trabalham ou mantêm negócios na Barra seguem o horário de MT nesse período.

A população já acostumou e aponta algumas vantagens: a programação de TV fica mais cedo em uma hora. O futebol de quarta-feira que começa às 22 horas pelo horário de Brasília, mas no horário de MT é mais cedo, 21 horas. A desvantagem fica por conta do horário bancário, antecipado, das 09 às 14 horas. 

Passam a seguir o horário de verão de MT: Barra do Garças, Água Boa, Alto da Boa Vista, Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Torixoréu e Vila Rica.

O horário de verão entra em vigor em dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo estimativa da Cemat, com o adiantamento do horário, devem ser economizados 24.322,36 megawatts de energia até o dia 26 de fevereiro de 2014, quando se encerra o período. Quantidade suficiente para suprir o consumo de energia numa cidade do porte de Chapada dos Guimarães por onze meses.

Essa é a 45ª edição do horário de verão no Brasil.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

João Baptista Herkenhoff

Registro nacional de antecedentes criminais

A Gazeta publicou ampla e belíssima reportagem sobre o assassinato da menina Thayná.  Num trecho da matéria lê-se o seguinte:          "Passagens por...

 
 
 
 
Sitevip Internet