Notícias / Governo de MT

27/05/19 às 12:22

Agentes socioeducativos poderão ser autorizados a portar arma de fogo

Decisão do Conselho de Política de Gestão de Pessoas é favorável ao porte de arma para agentes do sistema socioeducativo de Mato Grosso

Nayara Takahara | Seplag

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Agentes socioeducativos poderão ser autorizados a portar arma de fogo

Decisão do Cogep autoriza o porte de arma de fogo por agente de segurança do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso

Foto: Assessoria Seplag

O Conselho de Política de Gestão de Pessoas (Cogep), presidido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), votou a favor da autorização do porte de arma de fogo ao agente de segurança do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso. A decisão foi manifestada na tarde desta quarta-feira (22.05) durante convocação extraordinária do Conselho.

Na reunião ordinária, realizada no mês passado, dos seis membros que votaram, 3 apoiaram a medida e 3 foram contra.  O desempate foi definido pelo presidente do Cogep, Basílio Bezerra, que votou favorável ao projeto de lei que concede o porte de arma ao agente socioeducador.

De acordo com o presidente, o direito ao porte de arma trará melhores condições de trabalho para a categoria, além da preservação da integridade física do agente e seus familiares em decorrência do exercício da função.

“O agente que trabalha com jovens que cometem atos infracionais análogos ao crime cometido por adultos sofre por não conseguir executar o seu serviço, muitas das vezes por medo das ameaças dos jovens infratores. Estes profissionais necessitam estar guarnecidos para garantir a sua integridade e a de seus familiares", pontuou Basílio.

Entre as pautas da reunião, o Projeto de Lei que altera as atribuições do agente de segurança socioeducativo (Lei nº 9.688/2011) e questões referentes à licença para qualificação profissional dos servidores da Educação (Seduc) e da Unemat, bem como da cessão de servidores do Sistema Penitenciário com ônus para o Estado.

As decisões do Cogep ainda devem passar pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado (Condes).
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Paiva Netto

Hiroshima

Em 6 de agosto de 2019, precisamente às 8h15, completam-se 74 anos do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, depois foi a vez de Nagasaki, também no Japão. Data que jamais será varrida das...

 
 
 
 
Sitevip Internet