Notícias / Tecnologia

25/05/19 às 10:02 / Atualizada: 25/05/19 às 10:11

Superforte: Cão-robô consegue puxar um avião de 2,7t

Juliana Blume, hypescience.com

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Superforte: Cão-robô consegue puxar um avião de 2,7t

Foto: Divulgação

O Instituto Italiano de Tecnologia testou a força de um tipo de cão-robô semelhante ao Spot e SpotMini da Boston Dynamics. O nome do robô italiano é HyQreal.

O HyQReal conseguiu puxar um avião Piaggio P180 Avanti, uma aeronave para passageiros que pesa 2,7 toneladas e tem 10 metros de comprimento. O teste aconteceu na última semana no Aeroporto Internacional Cristóvão Colombo (Itália).

Este robô tem 1,34 m de comprimento, 90 cm de altura e pesa 130 kg. Ele é bem maior que os robôs-cachorro da Boston Dynamics, mas demonstrou força impressionante. Ele puxou o avião por 10 metros no aeroporto.

“Puxar um avião nos permitiu demonstrar a força do robô, a autonomia de energia e o design otimizado”, diz Claudio Semini em uma nota, líder de projeto do Laboratório Dynamic Legged, que integra o instituto. “Nós queríamos conseguir algo que nunca foi feito antes, e nós obtivemos sucesso na última semana”.

Os desenvolvedores do robô esperam torná-lo mais durável para que ele possa ser usado na agricultura e em resposta a desastres, como terremotos.

“Não estamos mirando no trabalho emergencial ainda, mas para lidar com as consequências de um desastre. Ele pode levar sensores para áreas inseguras, manipular e mover objetos, abrir portas, etc”, diz ele.

Semini aponta que melhoras no hardware e software estão tornando o uso desse tipo de robôs cada vez mais próximo da realidade.

Confira o teste de força do HyQReal no vídeo abaixo:
Imprimir Enviar para um amigo

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Dr. Rosário Casalenuovo Júnior

Queimada e tempo seco não são os agentes principais das doenças respiratórias

As clínicas de otorrinolaringologista e pneumologia ficam cheias nesta época do ano. Crianças e idosos sofrem para dormir, principalmente devido à baixa resistência do organismo, fato que provoca com facilidade...

 
 
 
 
Sitevip Internet