Uma equipe da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Nova Xavantina, vem realizando palestras para estudantes do Ensino Médio de escolas de Nova Xavantina e região. Os temas abordados são, principalmente, como ocorre o ingresso na instituição, os cursos oferecidos e os números do câmpus.
A atividade tem o objetivo de proporcionar uma aproximação dos estudantes com as áreas de atuação dos profissionais formados nos cursos de Ciências Biológicas, Turismo, Agronomia e Engenharia Civil, ofertados pela Unemat no município.
As ações integram o projeto “Unemat na Estrada: o caminho para o seu melhor futuro”. A equipe é formada por professores, técnicos e acadêmicos que têm se revezado na realização das palestras.
No primeiro ciclo, entre os dias 30 de abril a 10 de maio, foram realizadas nove palestras para mais de 800 estudantes, em quatro escolas estaduais: duas em Nova Xavantina, uma em Água Boa e uma em Novo São Joaquim.
Neste semestre, as palestras contaram com a participação dos professores Ary Gertes Carneiro Júnior, Rodrigo Tarsitano, José Marcos Faccin, Paloma Turchen, Renata Rossi, Érica Caetano e dos acadêmicos Cynthia Rodrigues e Roberto Vieira, dos cursos de Engenharia Civil e Turismo, respectivamente.
Segundo o coordenador do projeto, professor Rubens José Bedin, uma pergunta recorrente entre os estudantes do Ensino Médio é “Quanto custa para estudar na Unemat?”. Para ele, o “Unemat na estrada” pode diminuir a distância entre a sociedade que demanda o Ensino Superior e a universidade pública, sanar dúvidas e ainda estimular os jovens a cursarem a universidade.
Próximos passos
A iniciativa começou em 2012 com duas equipes que atenderam mais de 15 municípios. O projeto terá duração de dois anos e a pretensão dos integrantes é também coletar informações sobre os cursos superiores que os estudantes desejam ingressar e quais dos cursos ofertados no Câmpus de Nova Xavantina são os mais desejados pelo público-alvo das ações.
Os dados obtidos durante a realização do projeto deverão ser divulgados por meio de artigos científicos, monografias, resumos e reportagens jornalísticas a fim de compartilhar com a sociedade o diagnóstico da demanda por ensino superior no Vale do Araguaia.