Notícias / Educação

22/05/19 às 12:04

Unemat na Estrada - Projeto de extensão de Nova Xavantina leva informações para estudantes do Ensino Médio

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Uma equipe da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Nova Xavantina, vem realizando palestras para estudantes do Ensino Médio de escolas de Nova Xavantina e região. Os temas abordados são, principalmente, como ocorre o ingresso na instituição, os cursos oferecidos e os números do câmpus.

A atividade tem o objetivo de proporcionar uma aproximação dos estudantes com as áreas de atuação dos profissionais formados nos cursos de Ciências Biológicas, Turismo, Agronomia e Engenharia Civil, ofertados pela Unemat no município.

As ações integram o projeto “Unemat na Estrada: o caminho para o seu melhor futuro”. A equipe é formada por professores, técnicos e acadêmicos que têm se revezado na realização das palestras.
No primeiro ciclo, entre os dias 30 de abril a 10 de maio, foram realizadas nove palestras para mais de 800 estudantes, em quatro escolas estaduais: duas em Nova Xavantina, uma em Água Boa e uma em Novo São Joaquim.

Neste semestre, as palestras contaram com a participação dos professores Ary Gertes Carneiro Júnior, Rodrigo Tarsitano, José Marcos Faccin, Paloma Turchen, Renata Rossi, Érica Caetano e dos acadêmicos Cynthia Rodrigues e Roberto Vieira, dos cursos de Engenharia Civil e Turismo, respectivamente.

Segundo o coordenador do projeto, professor Rubens José Bedin, uma pergunta recorrente entre os estudantes do Ensino Médio é “Quanto custa para estudar na Unemat?”. Para ele, o “Unemat na estrada” pode diminuir a distância entre a sociedade que demanda o Ensino Superior e a universidade pública, sanar dúvidas e ainda estimular os jovens a cursarem a universidade.

Próximos passos

A iniciativa começou em 2012 com duas equipes que atenderam mais de 15 municípios. O projeto terá duração de dois anos e a pretensão dos integrantes é também coletar informações sobre os cursos superiores que os estudantes desejam ingressar e quais dos cursos ofertados no Câmpus de Nova Xavantina são os mais desejados pelo público-alvo das ações.

Os dados obtidos durante a realização do projeto deverão ser divulgados por meio de artigos científicos, monografias, resumos e reportagens jornalísticas a fim de compartilhar com a sociedade o diagnóstico da demanda por ensino superior no Vale do Araguaia.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet