Notícias / Policial

21/05/19 às 08:19 / Atualizada: 21/05/19 às 08:23

Capacitação - Polícia Militar inicia aulas de curso de policiamento ambiental

Ao todo, 29 policiais de diversos estados receberão instrução para fortalecer o combate ao crime ambiental.

Greyce Lima | Secom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Capacitação - Polícia Militar inicia aulas de curso de policiamento ambiental

Foto: PM/MT

A aula inaugural do 3º Curso de Policiamento Ambiental da Polícia Militar de Mato Grosso foi realizada nesta segunda-feira (20.05), no auditório do Quartel do Comando-Geral da PM, em Cuiabá. O curso promovido pela Polícia Militar é coordenado pelo Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA) e conta com 29 policiais matriculados de diferentes unidades de Mato Grosso e dos estados de Rondônia e Roraima.

O objetivo do curso é capacitar os policiais em direito, polícia administrativa, e técnicas de patrulhamento ambientais, além de natação utilitária, noções de salvamento aquático e patrulhamento rural, bem como conscientizar o profissional da importância da conservação e preservação do meio ambiente.

Abrindo a primeira aula do curso, o comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis ressaltou a importância da capacitação para o combate de crimes ambientais. “Esse curso é muito importante porque capacita nossos policiais a trabalharem de forma técnica, de forma legal e mais importante ainda, fortalece a doutrina de policiamento especializado ambiental” diz o coronel Assis. 

A capacitação possui uma carga horária de 330 horas e segue até o dia 26 de junho. As aulas serão ministradas na sede do Batalhão de Policiamento Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), em Várzea Grande. 

O comandante do BPMPA, tenente-coronel Rodrigo Eduardo Costa explica que o curso se baseia na fiscalização ambiental, mas que a capacitação foi elaborada para tornar o policial um agente de proteção ambiental. “Queremos despertar nestes policiais a vontade de servir a unidade ambiental e mais ainda se tornar um protetor ambiental”, ressalta o tenente-coronel.

O policial militar ambiental do estado de Roraima, soldado Éder de Queiroz diz que participa da capacitação com a missão de ser um multiplicador na unidade em que atua. “Este ano em Roraima vai ter um curso de policiamento ambiental, então eu optei em vim para cá porque sei que os cursos da Policia Militar de Mato Grosso são os melhores. Eu quero levar esse aprendizado para compartilhar com os policiais do meu estado ”explica o soldado.



O soldado Éder Queiroz, da PM de Roraima, está entre os alunos do curso  que veio para ser o multiplicador dos  conhecimentos em seu Estado(Foto: Sd Elias/PMMT)

Além da participação do comandante-geral da PM, Jonildo José de Assis, a aula inaugural do curso contou com a presença do subchefe do Estado Maior, coronel  Deyvison Cruz, do coronel Carlos Eduardo Pinheiro; comandante das Unidades Especializadas da Policia Militar, da juíza titular Milene Aparecida Beltramini, do Juizado Volante Ambiental da Comarca de Rondonópolis e também do deputado estadual Dilmar D’ Bosco e demais  autoridades civis e militares.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Dr. Rosário Casalenuovo Júnior

Queimada e tempo seco não são os agentes principais das doenças respiratórias

As clínicas de otorrinolaringologista e pneumologia ficam cheias nesta época do ano. Crianças e idosos sofrem para dormir, principalmente devido à baixa resistência do organismo, fato que provoca com facilidade...

 
 
 
 
Sitevip Internet