Notícias / Nacional

18/05/19 às 09:16 / Atualizada: 18/05/19 às 09:42

Governo libera recursos para regulamentação de pistas de pouso em Terras Indígenas

Priscilla Torres

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governo libera recursos para regulamentação de pistas de pouso em Terras Indígenas

Foto: Guilherme Gnipper/Funai

O presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, a secretária especial de Saúde Indígena (Sesai), Sílvia Waiãpi, e o secretário adjunto da Fazenda, Esteves Colnago, se reuniram nesta sexta-feira (17), no Ministério da Economia, com o objetivo de buscar recursos para a regulamentação de 216 pistas de pouso e decolagem em Terras Indígenas.
 
As pistas são de propriedade da Funai, mas cerca de 95% são utilizadas pela Sesai, já que as principais demandas das comunidades são relacionadas ao transporte de indígenas doentes e ao recebimento de insumos hospitalares. Hoje, são mais de 900 pistas em todo o país, mas grande parte ainda não está homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o que impede o pouso de aviões de grande e pequeno porte

 
REUNIAO SESAI E FUNAI
Secretário Estevão Colnago, à ponta da mesa; secretária Silvía Waiãpi e presidente Franklimberg de Freitas. Foto: Mário Vilela/Funai

 
Franklimberg explicou a Esteves que a Funai não dispõe de recursos para a regulamentação das pistas. "É muito importante a regulamentação dessas pistas para que as comunidades indígenas tenham o seu direito à saúde resguardado. Já conversei sobre esse assunto com o presidente Bolsonaro e ele se mostrou extremamente engajado em solucionar o problema", disse Freitas.

O secretário afirmou que solicitará ao Ministério da Economia o descontingenciamento de recursos da Funai para que sejam regulamentadas, inicialmente, 20 pistas. As Terras Indígenas serão selecionadas pela Funai, em parceria com a Sesai.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet