Notícias / Agronegócios

16/10/15 às 09:18

Raça Senepol é destaque no Circuito ExpoCorte, em Araguaína (TO)

Raça taurina adaptada ao clima tropical transfere precocidade, ganho de peso, rendimento de carcaça e qualidade de carne ao rebanho

Raça Senepol é destaque no Circuito ExpoCorte, em Araguaína (TO)

ExpoCorte, edição Cuiabá

O Senepol vive um crescimento exponencial, impulsionado pela preferência de pecuaristas em utilizar reprodutores avaliados a campo no cruzamento com outras raças de corte, especialmente zebuínas. Em várias partes do País, pecuaristas garantem a obtenção de ganhos de produtividade acima de 30%, com incremento significativo na precocidade, ganho de peso e qualidade de carne. Vantagens como essas fizeram o Senepol saltar de 20 mil bovinos registrados no Brasil para mais de 50 mil, nos últimos três anos, estando presente em 17 estados, com destaque a MG, MT, MS, RO, SP e GO, onde estão os maiores rebanhos.  E todos os detalhes sobre os motivos que fazem o taurino caribenho adaptado a conquistar vários países do mundo serão apresentados pela Senepol Nova Vida durante etapa do Circuito ExpoCorte em Araguaína (TO), nos dias 29 e 30 de outubro.

A fazenda sediada em Ariquemes (RO) é responsável pelas primeiras importações de animais vivos da raça Senepol, há quinze anos. Em seu estande, os visitantes, de produtores a profissionais do setor, poderão conhecer o padrão racial e as características produtivas e econômicas particulares à raça. “Países de clima tropical como o Brasil já enfrentam o desafio de aumentar a produção de carne para atender a crescente demanda global por alimento, todavia, sem fazer uso do desmatamento de novas áreas. Inevitavelmente, é uma solução que passa pelo cruzamento industrial e o Senepol é a raça que mais deve contribuir para este objetivo”, acreditam os irmãos João Arantes Neto e Ricardo Arantes, titulares da Senepol Nova Vida.

Durante a feira, a propriedade prepara uma oferta especial de doses de sêmen de reprodutores pertencentes ao maior e mais variado “banco genético” da raça no mundo. Recentes aquisições e o lançamento de uma filial nos Estados Unidos tornaram a Nova Vida exportadora de sêmen e embriões Senepol para Venezuela, Costa Rica, República Dominicana, México e África do Sul, entre outros países que não Brasil. PRR (Prime Rate Ranch), CN (Castle Nugent), WC (Annaly Farms) e Sacramento Farms são algumas das linhagens disponíveis.

 Abertura no Tocantins
A procura por touros melhoradores levou uma gama de pecuaristas a desenvolver o próprio plantel Senepol, beneficiados pelo amplo movimento de democratização da raça nos últimos anos. Um grande exemplo parte da própria Nova Vida, que possui um modelo de parceria inédito, no qual responde pelo fornecimento da genética e os protocolos de Fertilização em Vitro (FIV) e Transferência de Embriões (TE). Ao interessado cabe apenas o manejo das receptoras e dos bezerros até a desmama. Não é necessário investir capital em espécie. Foi desta forma que 1.000 TEs foram realizadas em apenas três dias em uma fazenda do Mato Grosso, algumas semanas atrás.

No Tocantins, esse projeto é conduzido com o médico e fazendeiro José Eduardo Guerra, da Fazenda Grotão, no município de Colinas, que inicialmente utilizará o know-how de 15 anos da Nova Vida no Senepol para complementar a precocidade de seu rebanho zebuíno. “Pelas informações que tivemos, o Senepol é a raça mais viável para esse choque de sangue com o Nelore”, acredita Guerra.

Embriões puros da raça foram implantados pela Senepol Nova Vida em mais de 200 receptoras da propriedade e os primeiros bezerros nasceram há pouco tempo. O projeto ainda é recente, mas Guerra está animado e espera avanços no melhoramento genético, especialmente no ganho de peso pós-desmama. “Toda vida trabalhamos com a pecuária tradicional e foi a primeira vez que fizemos FIV nessa escala. Estamos satisfeitos com o ‘upgrade’ que a Senepol Nova Vida nos proporcionou, não apenas em relação às biotecnologias, mas também na organização da propriedade e no uso de genética diferenciada”, relata o criador.

Os animais serão registrados na Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) e, posteriormente, o novo criador tocantinense espera comercializar os primeiros animais puros da raça na região. Ele diz que mesmo ainda estando na etapa inicial já recebe consultas de pecuaristas interessados em visitar a fazenda, acompanhar a evolução do projeto ou conhecer a raça que virou a sensação do momento na pecuária nacional.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet