Notícias / Curiosidades

14/05/19 às 20:55

Como a alimentação pode ajudar na cicatrização de feridas?

Agnes Hehn

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Não é segredo que tudo que a gente come pode mexer com todo nosso corpo, e alguns alimentos interferem positivamente na cicatrização de feridas. Por isso é importante que os profissionais especialistas em feridas - como enfermeiros ou um técnico em enfermagem - conheçam sobre o assunto para indicarem uma dieta aos pacientes que estão em fase de tratamento de feridas.

Quer saber por que e como isso acontece? Continue acompanhando!
 
Por que alimentos ajudam no tratamento de feridas?

A nutrição é fundamental para todos que desejam ter melhor qualidade vida, e isso não podia ser diferente para o caso de tratar doenças e feridas.

Sabendo disso fica mais fácil de entender que nosso estado nutricional está associado ao risco de desenvolver ou não feridas (inclusive úlceras).

As pessoas em condição de desnutrição perde a reserva gordurosa de proteção, aumentando então as chances de algum tipo de problema aparecer, como por exemplo a falta de cicatrização de feridas.
 
Quais são os alimentos adequados para o tratamento de feridas?

Para casos de cicatrização, os alimentos com colágeno são os melhores remédios para tratamento de feridas no domicílio, porque é uma das proteínas envolvidas e responsáveis pelo processo de reparação da pele e depende do estado nutricional do paciente para estar disponível e poder agir.

Nutrientes de proteína com alto valor biológico, vitaminas e alguns minerais também são bem-vindos em uma dieta de quem deseja acelerar o processo de cicatrização.

Vale lembrar que todo tipo de alimentação deve ser balanceada e distante de qualquer exagero.
 
Tratamento de feridas

Mesmo com a alimentação adequada aos tipos de feridas e tratamento, não é descartada a necessidade de um especialista em tratamento de feridas e curativos.

Isso quer dizer que todos que pretendem agilizar ou ao menos colaborar com o processo de cicatrização deve seguir a risca todas as recomendações concedidas por enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Se alguém pretende se especializar em tratamento de feridas enfermagem deve procurar por cursos e instituições que disponibilizam essa modalidade, além de verificar se tem experiência no mercado, conta com profissionais de qualidade e tem a estrutura necessária para ministrar tais cursos.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Virginia Mendes

O amor de mãe

Antes mesmo que eu recebesse a benção de ser mãe de três filhos eu ouvia outras mães e até mesmo a minha mãe me falando que o amor de mãe é algo sem medidas. Hoje posso afirmar e garantir...

 
 
 
 
Sitevip Internet