Notícias / Curiosidades

14/05/19 às 11:45

Funções de acompanhante de idosos

Agnes Hehn

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
A rotina e a distância dificultam que familiares e amigos estejam presentes na vida de idosos que necessitam de cuidados, seja por conta da idade ou até mesmo de problemas de saúde. Para que a realização de exames e de consultas médicas fique de lado, é possível contratar o serviço de um acompanhamento de idosos. Veja quais são as funções de acompanhante de idosos!

Vantagens
Ao contratar os serviços de um acompanhante cuidador você terá garantirá mais independência para o idoso, tendo em vista que ele não dependerá do auxílio de um familiar para o comparecimento, realização de procedimentos médicos e acompanhamento exames.

Como por exemplo sessões de fisioterapia, acompanhamento internações, pós operatório
Além disso, considerando a idade e a possibilidade de esquecimento, o profissional contratado auxiliará no monitoramento dos procedimentos, agendamento de retornos e afins.

O cuidador acompanhante viagens poderá fazer companhia para ele em uma viagem com ou sem a presença de familiares, realizando a monitoração de seus dados vitais, medicamentos, higiene íntima, além de auxiliá-lo na vestimenta.

Além disso também poderá fazer o acompanhamento prova de vida que é exigido pelo INSS. O procedimento que serve para comprovar que os beneficiários estão vivos pode ser agendado pela internet e telefone.

Nesse caso, o acompanhante ou cuidadora de idosos deverá auxiliá-lo a comparecer até o banco que faz o pagamento, ou em uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social. Essa ajuda é importante tendo em vista de que o idoso que não realizar a prova de vida terá o pagamento do benefício interrompido.

Em decorrência da não possibilidade de comparecimento, existe a chance do idoso ter o seu cadastro efetuado por um procurador cadastrado e autorizado pelo INSS.

O procurador deve comparecer a uma Agência da Previdência social com seus documentos de identificação, a Procuração registrada em Cartório e apresentar o atestado para comprovar a impossibilidade de locomoção para comparecimento do idoso.

Como contratar um acompanhante de idosos
Para realizar a contratação de um cuidador acompanhante de idosos deve-se seguir os mesmos procedimentos necessários que a de um trabalhador doméstico. Portanto, o funcionário deve ser sua carteira de trabalho assinada com todos os dados do trabalho, para que seja realizado o cadastro no e-Social.

Esse procedimento é necessário tendo em vista a Lei Complementar nº 150/2015 que regulamenta o trabalho de um cuidador de idosos em âmbito residencial.

Portanto, o cuidador home care terá jornada de trabalho de 8 horas diárias ou 12 x 26, controle realizado por meio de ponto, horas extras e adicionais noturnos, assim como faltas e atrasos.

Também terá direito a férias, folga em pelo menos um dia da semana, aviso prévio, e benefícios como licença maternidade/paternidade e vale transporte.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet