Notícias / Curiosidades

14/05/19 às 11:45

Funções de acompanhante de idosos

Agnes Hehn

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
A rotina e a distância dificultam que familiares e amigos estejam presentes na vida de idosos que necessitam de cuidados, seja por conta da idade ou até mesmo de problemas de saúde. Para que a realização de exames e de consultas médicas fique de lado, é possível contratar o serviço de um acompanhamento de idosos. Veja quais são as funções de acompanhante de idosos!

Vantagens
Ao contratar os serviços de um acompanhante cuidador você terá garantirá mais independência para o idoso, tendo em vista que ele não dependerá do auxílio de um familiar para o comparecimento, realização de procedimentos médicos e acompanhamento exames.

Como por exemplo sessões de fisioterapia, acompanhamento internações, pós operatório
Além disso, considerando a idade e a possibilidade de esquecimento, o profissional contratado auxiliará no monitoramento dos procedimentos, agendamento de retornos e afins.

O cuidador acompanhante viagens poderá fazer companhia para ele em uma viagem com ou sem a presença de familiares, realizando a monitoração de seus dados vitais, medicamentos, higiene íntima, além de auxiliá-lo na vestimenta.

Além disso também poderá fazer o acompanhamento prova de vida que é exigido pelo INSS. O procedimento que serve para comprovar que os beneficiários estão vivos pode ser agendado pela internet e telefone.

Nesse caso, o acompanhante ou cuidadora de idosos deverá auxiliá-lo a comparecer até o banco que faz o pagamento, ou em uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social. Essa ajuda é importante tendo em vista de que o idoso que não realizar a prova de vida terá o pagamento do benefício interrompido.

Em decorrência da não possibilidade de comparecimento, existe a chance do idoso ter o seu cadastro efetuado por um procurador cadastrado e autorizado pelo INSS.

O procurador deve comparecer a uma Agência da Previdência social com seus documentos de identificação, a Procuração registrada em Cartório e apresentar o atestado para comprovar a impossibilidade de locomoção para comparecimento do idoso.

Como contratar um acompanhante de idosos
Para realizar a contratação de um cuidador acompanhante de idosos deve-se seguir os mesmos procedimentos necessários que a de um trabalhador doméstico. Portanto, o funcionário deve ser sua carteira de trabalho assinada com todos os dados do trabalho, para que seja realizado o cadastro no e-Social.

Esse procedimento é necessário tendo em vista a Lei Complementar nº 150/2015 que regulamenta o trabalho de um cuidador de idosos em âmbito residencial.

Portanto, o cuidador home care terá jornada de trabalho de 8 horas diárias ou 12 x 26, controle realizado por meio de ponto, horas extras e adicionais noturnos, assim como faltas e atrasos.

Também terá direito a férias, folga em pelo menos um dia da semana, aviso prévio, e benefícios como licença maternidade/paternidade e vale transporte.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Virginia Mendes

O amor de mãe

Antes mesmo que eu recebesse a benção de ser mãe de três filhos eu ouvia outras mães e até mesmo a minha mãe me falando que o amor de mãe é algo sem medidas. Hoje posso afirmar e garantir...

 
 
 
 
Sitevip Internet