Notícias / Negócios

06/05/19 às 17:35 / Atualizada: 06/05/19 às 18:26

Quadrimestre: Emplacamentos apresentam crescimento de 16% em MT

Modalidade de venda fechada direta com a montadora chega a 40% e preocupa concessionárias

Simone Alves

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Quadrimestre: Emplacamentos apresentam crescimento de 16% em MT

Foto: Divulgação

Todos os segmentos, considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, registraram aumento das vendas no acumulado de janeiro a abril em Mato Grosso, segundo dados divulgados pela Fenabrave, entidade que representa o setor de distribuição e concessionárias.  Foram 33.658 unidades, de janeiro a abril. O dado representa aumento de 16,1% ante as 28.987 unidades licenciadas no mesmo período do ano passado. 

Por segmento - Nos automóveis e comerciais leves, houve alta de 9,5% sobre mesmo período do ano passado, com mais de 15,5 mil unidades emplacadas. Nos pesados, que inclui caminhões e ônibus, o aumento foi ainda maior, de 41,5%, para 1,3 mil unidades emplacadas. Neste segmento, a maior parte das vendas se refere a caminhões com 1.184 unidades.  Também o setor de duas rodas elevou as vendas em 16,1% ao emplacar 13,8 mil motos.

Outras comparações - Em abril, foram emplacados 9.455 veículos, 17,4% acima do volume registrado no mesmo mês do ano passado, com 8.051 licenciamentos. Na comparação com março deste ano, quando foram licenciadas 8.202 unidades, houve um acréscimo de 15,28%.

Representatividade dos segmentos - Do total comercializado no quadrimestre, 15.572 são dos segmentos de automóveis e comerciais leves, que registraram forte crescimento de 9,55% perante igual período do ano passado, quando foram licenciadas 14.215 unidades. Esse segmento representa 46,2% da participação nas vendas gerais. “A maioria das marcas cresceu e poucas registraram baixas. No geral, o mercado continua em recuperação”, comenta o diretor do Grupo Saga, Edson Maia.

Em seguida, destaca-se a comercialização de motos com 41% do mercado em Mato Grosso. Com apenas 3,88% de participação no mercado, as vendas de caminhões, que crescem 41,5% no acumulado do ano, é um bom indicativo de um agronegócio pujante, setor que mais adquire esses veículos. 

Análise - Para o diretor regional da Fenabrave em Mato Grosso, Paulo Boscolo, “o mercado segue a expectativa de crescimento. Destaca que a redução na inadimplência, aliada à queda da taxa de juros, vem favorecendo o setor”.

Venda direta
Boscolo explica que há uma migração do comércio de veículos para as vendas fechadas diretamente com as montadoras, o que preocupa as concessionárias. Esta modalidade chamada de venda direta de veículos consiste na comercialização entre a fábrica e o interessado no automóvel. Os negócios, na maioria das vezes, tem a intermediação da concessionária. Ainda assim, a nota fiscal sai da fábrica direto para o consumidor final. “A venda direta reduz o faturamento das lojas de veículos 0 km, redimensiona as lojas e reduz mão-de-obra. Em médio prazo, há o temor de que ocorra a redução no número de concessionárias”, avalia Boscolo.

Ele complementa que o aumento das vendas diretas reflete uma mudança de hábito do consumidor e 'segura' os resultados das montadoras. “Algumas lojas e em alguns meses, as vendas diretas alcançam 40%. A modalidade abrange, principalmente, a venda para PCD (pessoas com deficiência), frotistas, locadoras e empresas de todos os portes, mas também agricultores”.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

Considerações sobre o eclipse solar parcial de 2 de julho

Só por curiosidade, estou enviando a figura que fornece/forneceu  a informação COMPLETA sobre o eclipse solar de 2 de julho último. Acima, à esquerda há um marcador com o sinal + que aumenta o mapa...

 

Enquete

Você é a favor ou contra a greve dos professores de MT

 
 
 
Sitevip Internet