Notícias / Esportes

04/05/19 às 21:36

Jogos Escolares da Juventude 2019 são abertos oficialmente em Mato Grosso

Alto Garças é a primeira cidade a receber a competição neste ano, sediando as disputas das escolas da região sul/sudeste, da categoria B.

Cida Rodrigues | Secel - MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Jogos Escolares da Juventude 2019 são abertos oficialmente em Mato Grosso

Emoção e até choro marcaram o início da competição

Foto: Mayke Toscano Secom MT

Uma noite marcada por envolvimento, realização de sonhos e incentivo ao desporto escolar. Com o ginásio Pituchão lotado, a população demonstrou o grande valor que dá aos Jogos Escolares da Juventude, na abertura oficial da edição 2019 em Alto Garças, nesta sexta-feira (03).

Muitos gritos de alegria e delírio, palmas e até choro de emoção foram reincidentes tanto nas arquibancadas lotadas, quanto na mesa de autoridades. Afinal é a primeira vez, em 65 anos de existência, que o município mato-grossense sedia os Jogos Escolares.

E todos ali presentes comemoravam essa conquista, vibrando em cada momento da solenidade que contou com entrada das escolas que representam os 11 municípios participantes, fanfarra municipal, apresentações artísticas-culturais e acendimento da tocha simbolizando o início dos Jogos.




Professor e militante do esporte há 30 anos, o prefeito de Alto Garças, Claudinei Singolano, falou da satisfação por realizar os Jogos Escolares no município e dos benefícios trazidos pela prática esportiva no ambiente escolar.

“Para nós é a consumação de um sonho antigo, não só meu, mas de todos os professores da área esportiva e dos moradores. Agradeço ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, por nos dar essa oportunidade de receber o evento este ano. Agradeço à população por apoiar a realização e participar conosco dessa maravilhosa abertura. Durante uma semana os alunos serão estrelas aqui na nossa casa, jogando e provando o quanto o esporte é fundamental na vida da juventude”, discursou emocionado o prefeito.

Alto Garças é a primeira cidade a receber a competição neste ano, sediando as disputas das escolas da região sul/sudeste, da categoria B, que abrange estudantes com idade entre 12 e 14 anos. Autoridades dos municípios vizinhos de Alto Araguaia, Pedra Preta e Guiratinga também prestigiaram a solenidade de abertura.



Marcelo Cruz Luz é superintendente na Secel (segundo da esquerda para a direita) e representou o secretário Allan Kardec na cerimônia de abertura 

Realizados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), os Jogos Escolares possibilitam a integração dos estudantes por meio de partidas entre as escolas dos municípios mato-grossenses. Na etapa regional, são disputadas as modalidades coletivas de futsal, voleibol, basquetebol e handebol. Em Alto Garças, participam 11 municípios, representados por mais de 500 alunos de 30 escolas públicas e particulares diferentes.

De acordo com o superintendente de desporto escolar da Secel, Marcelo Sérgio da Cruz Luz, a efetivação da edição 2019 envolveu vontade política e compromisso com os anseios da comunidade escolar de todo o Estado por incentivo à prática desportiva estudantil. 

“A realização dos Jogos Escolares necessita de uma série de recursos financeiros e de pessoal. É por isso que não posso deixar de citar o esforço do secretário da Secel, Allan Kardec, que abraçou a causa e se empenhou para que o evento ocorresse. Também preciso agradecer a sensibilidade do Governo do Estado em atender essa demanda. Graças a isso, hoje presenciamos uma das aberturas mais emocionantes da história do Jogos. É uma enorme felicidade realizar esse sonho junto com toda a população”, celebrou Marcelo Cruz na cerimônia de abertura.


Partida inicial



O primeiro jogo dos Jogos Escolares 2019 finalizou com chave de ouro a abertura oficial da competição. Alto Garças e Pedra Preta se enfrentaram numa partida disputadíssima de futsal. Jogando em casa e contando com o apoio da torcida, a cidade-sede garantiu o empate de 3 a 3, com direito a pênalti, boas jogadas e muita emoção na quadra e nas arquibancadas.
 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Virginia Mendes

O amor de mãe

Antes mesmo que eu recebesse a benção de ser mãe de três filhos eu ouvia outras mães e até mesmo a minha mãe me falando que o amor de mãe é algo sem medidas. Hoje posso afirmar e garantir...

 
 
 
 
Sitevip Internet