Notícias / Nacional

29/04/19 às 18:04

Churrasco de peixe de Ariquemes (RO) pode bater recorde brasileiro

A intenção é assar três mil bandas de tambaqui, num total aproximado de 4,6 mil quilos. Representante do RankBrasil vai estar presente para possivelmente registrar a marca

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Churrasco de peixe de Ariquemes (RO) pode bater recorde brasileiro

Churrasco de tambaqui será realizado durante a Expovale de Ariquemes. Representante do RankBrasil estará presente para possivelmente registrar o recorde

Foto: Foto: Divulgação Expovale

A Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia) promete realizar o Maior churrasco de peixe do país. A intenção é assar três mil bandas (aberto e sem espinhas) de tambaqui, sendo 1,5 mil peixes cortados ao meio, num total aproximado de 4,6 mil quilos.
 
O evento acontece em 5 de maio, durante a Exposição da Piscicultura, Agroindústria e Agronegócio do Vale do Jamari (Expovale), que será realizada em Ariquemes (RO). Um representante do RankBrasil estará presente para acompanhar a atividade e possivelmente registrar o recorde.
 
Segundo o presidente da Acripar, Francisco Hidalgo Farina, pelo menos 50 pessoas trabalham na realização do churrasco de tambaqui, sendo integrantes de associações e clubes de serviço, entidades que revertem os recursos arrecadados para ações beneficentes.
 
Francisco explica que a preparação do peixe começa com semanas de antecedência, com a despesca dos peixes dos tanques, depois o processamento, pois o peixe é servido sem espinhas. “No dia anterior, as churrasqueiras são preparadas e na madrugada, por volta das 4h, os procedimentos têm início. O peixe começa a ser servido às 11h”, conta.
 
Este é o terceiro ano consecutivo em que se realiza o churrasco de peixe. Conforme relata o presidente da Acripar, de acordo com dados do IBGE e do anuário da associação Peixe BR, Rondônia é o segundo maior produtor de peixe de cultivo do país e o primeiro quando se destacam apenas os peixes nativos. “Em Rondônia, o carro chefe da produção é o tambaqui, sendo o município de Ariquemes o maior produtor do Estado”.  
 
Ele explica que o tambaqui é um peixe nativo de excelente sabor e de fácil preparo, tanto que pode ser feito na churrasqueira, na frigideira ou ensopado. “Como Ariquemes e Rondônia são referências no cultivo, o churrasco é uma forma de celebrar a fartura da produção”, completa.
 
Além de oferecer aos participantes da Expovale um prato típico regional, o churrasco de peixe também tem cunho social. Toda a renda adquirida com a venda das bandas assadas será revertida em tratamento oftalmológico para crianças carentes, através de um projeto do Lions Clube da cidade.
 
Expovale
O evento, que este ano está na sua terceira edição, acontece entre os dias 2 e 5 maio, no Parque do Tambaqui de Ariquemes, localizado no canteiro central da avenida Capitão Silvio.  Entre as atrações de 2019 estão o churrasco de tambaqui, circuito do Agronegócio, festival de música autoral, exposição de máquinas, implementos e serviços, apresentações culturais e feirão de carros novos e usados. Mais de 50 mil visitantes são esperados nas quatro noites da Expovale.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

Considerações sobre o eclipse solar parcial de 2 de julho

Só por curiosidade, estou enviando a figura que fornece/forneceu  a informação COMPLETA sobre o eclipse solar de 2 de julho último. Acima, à esquerda há um marcador com o sinal + que aumenta o mapa...

 

Enquete

Você é a favor ou contra a greve dos professores de MT

 
 
 
Sitevip Internet