Notícias / Nacional

29/04/19 às 18:04

Churrasco de peixe de Ariquemes (RO) pode bater recorde brasileiro

A intenção é assar três mil bandas de tambaqui, num total aproximado de 4,6 mil quilos. Representante do RankBrasil vai estar presente para possivelmente registrar a marca

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Churrasco de peixe de Ariquemes (RO) pode bater recorde brasileiro

Churrasco de tambaqui será realizado durante a Expovale de Ariquemes. Representante do RankBrasil estará presente para possivelmente registrar o recorde

Foto: Foto: Divulgação Expovale

A Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia) promete realizar o Maior churrasco de peixe do país. A intenção é assar três mil bandas (aberto e sem espinhas) de tambaqui, sendo 1,5 mil peixes cortados ao meio, num total aproximado de 4,6 mil quilos.
 
O evento acontece em 5 de maio, durante a Exposição da Piscicultura, Agroindústria e Agronegócio do Vale do Jamari (Expovale), que será realizada em Ariquemes (RO). Um representante do RankBrasil estará presente para acompanhar a atividade e possivelmente registrar o recorde.
 
Segundo o presidente da Acripar, Francisco Hidalgo Farina, pelo menos 50 pessoas trabalham na realização do churrasco de tambaqui, sendo integrantes de associações e clubes de serviço, entidades que revertem os recursos arrecadados para ações beneficentes.
 
Francisco explica que a preparação do peixe começa com semanas de antecedência, com a despesca dos peixes dos tanques, depois o processamento, pois o peixe é servido sem espinhas. “No dia anterior, as churrasqueiras são preparadas e na madrugada, por volta das 4h, os procedimentos têm início. O peixe começa a ser servido às 11h”, conta.
 
Este é o terceiro ano consecutivo em que se realiza o churrasco de peixe. Conforme relata o presidente da Acripar, de acordo com dados do IBGE e do anuário da associação Peixe BR, Rondônia é o segundo maior produtor de peixe de cultivo do país e o primeiro quando se destacam apenas os peixes nativos. “Em Rondônia, o carro chefe da produção é o tambaqui, sendo o município de Ariquemes o maior produtor do Estado”.  
 
Ele explica que o tambaqui é um peixe nativo de excelente sabor e de fácil preparo, tanto que pode ser feito na churrasqueira, na frigideira ou ensopado. “Como Ariquemes e Rondônia são referências no cultivo, o churrasco é uma forma de celebrar a fartura da produção”, completa.
 
Além de oferecer aos participantes da Expovale um prato típico regional, o churrasco de peixe também tem cunho social. Toda a renda adquirida com a venda das bandas assadas será revertida em tratamento oftalmológico para crianças carentes, através de um projeto do Lions Clube da cidade.
 
Expovale
O evento, que este ano está na sua terceira edição, acontece entre os dias 2 e 5 maio, no Parque do Tambaqui de Ariquemes, localizado no canteiro central da avenida Capitão Silvio.  Entre as atrações de 2019 estão o churrasco de tambaqui, circuito do Agronegócio, festival de música autoral, exposição de máquinas, implementos e serviços, apresentações culturais e feirão de carros novos e usados. Mais de 50 mil visitantes são esperados nas quatro noites da Expovale.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet