Notícias / Justiça

29/04/19 às 16:25

Barra do Garças - MPF requer suspensão imediata de contratação de aprovados em processo seletivo

Também foram solicitadas auditoria do certame e anulação do procedimento de avaliação desempenho dos contratados

Assessoria MPF

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
O Ministério Público Federal (MPF) em Barra do Garças (MT) recomendou à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) para que suspenda imediatamente as contratações dos aprovados no processo simplificado nº 002/2019. A empresa deve realizar também a auditoria do referido certame no intuito de garantir a qualidade técnica dos projetos e da execução dos produtos e serviços conveniados, em conformidade com as normas brasileiras e os normativos dos programas, ações e atividades, evitando e corrigindo distorções que possam comprometer o atendimento à população beneficiária.

A empresa foi contratada a partir do edital de Chamada Pública nº 11/2018, divulgado para seleção de entidades beneficentes de assistência social na área de saúde para a execução de ações complementares na atenção à saúde dos povos indígenas. Conforme o edital, a entidade deve ter capacidade gerencial, operacional e técnica para a prestação de serviços complementares na área de atenção à saúde, visando o atingimento dos objetivos específicos estabelecidos pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em consonância a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) e às especificidades socioculturais dos povos indígenas, no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).

Para execução das atividades previstas no edital, foi determinada a seleção e contratação da equipe por meio de realização de processo seletivo prévio, observadas a publicidade e a impessoalidade, devendo a entidade, por meio da Sesai, fixar diretrizes e critérios para a realização do processo, visando a contratação de equipe com perfil profissional.

De acordo com o disposto no edital, as atividades do profissional de saúde indígena são complexas e exigem compreensão do conceito ampliado de saúde, que demanda atenção a diferentes aspectos, como condições socioculturais e econômicas, geográficas, logísticas e epidemiológicas das comunidades indígenas, sendo prioritária a atenção integral de indivíduos e famílias, e o enfoque clínico que contemple as práticas de saúde tradicionais, de acordo com as diretrizes da PNASPI.

Contudo, a partir de notícias da inobservância de tais critérios, foi recomendado a SPDM a imediata suspensão, até o final das investigações, das contratações dos aprovados no processo simplificado nº 002/2019, e a realização de autoria no referido certame visando adequá-lo aos Termos do Convênio pactuado.

Além disso, constatou-se que foi promovida uma avaliação dos profissionais de saúde vinculados a SPDM, sem a observância de quaisquer aspectos técnicos, além de ser identificado a presença de pessoa na banca de avaliação investigada criminalmente por cobrar propinas dos profissionais de saúde do DSEI Xavante como condição para continuarem trabalhando no sistema.

Dessa forma, o MPF também recomendou à SPDM a anulação do procedimento de avaliação de desempenho dos servidores da saúde contratados e consequentemente os atos dela decorrentes, para em seguida, realizar nova avaliação em conformidade com a legislação.
 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Paiva Netto

Hiroshima

Em 6 de agosto de 2019, precisamente às 8h15, completam-se 74 anos do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, depois foi a vez de Nagasaki, também no Japão. Data que jamais será varrida das...

 
 
 
 
Sitevip Internet