Notícias / Agricultura

28/04/19 às 11:03

Sem Ong e barões do agronegócio, índios dão lição no cultivo de soja

Romilson Dourado, RDNews

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sem Ong e barões do agronegócio, índios dão lição no cultivo de soja

Foto: RDNews

Índios pareci, a 40 km do perímetro urbano de Campo Novo do Parecis, estão armados, não de flechas e tacapes, mas de modernas máquinas, como tratores, plantadeiras e colheitadeiras, e também de sementes.

Estão revolucionando o campo, com plantio mecanizado de soja na reserva, demarcada na década de 1980. Atuando independente dos barões do agronegócio e sem interferência ou participação de Ongs, os índios semearam neste safra 10 mil hectares da oleaginosa na reserva. Ganharam autonomia com criação de uma cooperativa. Devem faturar cerca de R$ 50 milhões.

Mas o Povo Pareci está sofrendo pressão não só dos grandes produtores, preocupados com a concorrência, mas de órgãos fiscalizadores. O Ibama já aplicou 44 multas, totalizando R$ 129,2 milhões, e embargou quase 20 mil ha, sob argumento de que os índios teriam arrendado ilegalmente essas terras.

Os parecis contestam. E resolveram agir jurídico e politicamente. Encontraram apoio do ex-senador e deputado federal José Medeiros (Podemos), vice-líder do Governo Bolsonaro e que volta e meia sobe a tribuna da Câmara para defendê-los.

Numa reunião no Ibama, o órgão admitiu a possibilidade de anular a multa milionária, entendeu a necessidade de se regularizar a atividade na reserva e transferiu para a secretaria estadual de Meio Ambiente a atribuição para analisar o processo de licenciamento ambiental. Um passo importante para se consolidar a autonomia para produção agrícola por conta própria. 

Do Ibama para Sema em busca do licenciamento - assista

Vídeo Relacionado

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luis Gonzaga Domingues, em 28/04/19 às 17:55

    O que analfabeto funcional, político, sem caráter e sem ética está fazendo nesta foto junto com os índios se ele faz discurso a favor do latifúndio escravocrata e cintra as comunidades indigienas. Esse indivíduo sem o mínimo de conhecimento, militarzinho rodoviário que fala besteira no Congresso Nacional.

 
 
 
Sitevip Internet