Notícias / Justiça

26/04/19 às 11:46

Termina nesta sexta (26) a revisão do eleitorado com biometria em Canarana, Nova Xavantina e mais sete municípios de MT

Andréa Martins Oliveira

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Termina nesta sexta (26) a revisão do eleitorado com biometria em Canarana, Nova Xavantina e mais sete municípios de MT

Foto: Divulgação

O eleitor que reside nos municípios onde acontece a revisão é obrigado a participar do procedimento, sob pena de ter o título eleitoral cancelado e assim, ficar impedido de obter a certidão de quitação eleitoral

Termina nesta sexta-feira (26) a revisão do eleitorado com cadastramento biométrico que acontece nos municípios de Barra do Bugres, Cáceres, Canarana, Nova Xavantina, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, São José do Rio Claro, Sorriso e Tangará da Serra. Em todas essas cidades o percentual de eleitores biometricamente cadastrados ultrapassou a marca dos 70%.

Até esta quinta-feira, 83,67% dos eleitores de Pedra Preta fizeram o cadastramento biométrico. Também acima de 80% está Peixoto de Azevedo, que atingiu o percentual de 83,35%. Já os municípios de Sorriso, Nova Xavantina, Canarana, Tangará da Serra, São José do Rio Claro, Cáceres e Barra do Bugres atingiram, respectivamente, os seguintes percentuais: 78,63%, 74,95%, 74,81%, 72,93%, 71,47%, 71,26% e 71,12% de eleitores biometricamente cadastrados.

Considerando todo o Estado, o percentual está próximo da marca dos 70%. Atualmente, dos 2,2 milhões de eleitores de Mato Grosso, 1,5 cadastraram seus dados biométricos, o que representa um percentual 69,17%.

O eleitor que reside nos municípios onde acontece a revisão é obrigado a participar do procedimento, sob pena de ter o título eleitoral cancelado e assim, ficar impedido de obter a certidão de quitação eleitoral. Esse documento é necessário para o exercício de alguns direitos civis, entre eles: se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias.

Para fazer a revisão com cadastro biométrico o eleitor deve procurar o cartório eleitoral de seu município portando: documento oficial de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho, carteira profissional, dentre outros definidos em lei), e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). No caso de homens com mais de 18 anos e que irão requerer a primeira via do título (alistamento), é necessário também, apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

O atendimento ao eleitor nos municípios em revisão acontece em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h. Os locais de atendimento estão disponíveis no site www.tre-mt.jus.br (acesse o link).
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Paiva Netto

Hiroshima

Em 6 de agosto de 2019, precisamente às 8h15, completam-se 74 anos do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, depois foi a vez de Nagasaki, também no Japão. Data que jamais será varrida das...

 
 
 
 
Sitevip Internet