Notícias / Curiosidades

24/04/19 às 18:59

É possível arrecadar R$ 1 milhão antes dos 30 anos?

Lucas Almeida

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
A ideia de ter o primeiro milhão na conta é algo que faz parte do sonho de uma grande parcela das pessoas. Mas ter essa reserva financeira grande, seja para realizar um objetivo de vida ou mesmo para garantir uma aposentadoria tranquila no futuro, é algo que parece missão impossível.
 
Por isso, é natural que, infelizmente, as pessoas desistam antes mesmo de começar e sequer levem essa meta adiante. No entanto, ainda que seja difícil, é importante saber que ganhar R$ 1 mi é possível sim, desde que se tenha disciplina e muita persistência para fazer alguns sacrifícios.
 
Isso, porque é preciso passar por uma transformação que vai além de economizar, pois um bom planejamento financeiro modifica todo o estilo de vida para que poupar seja apenas uma consequência. Aliado a isso, claro, é preciso pensar em investimentos que ajudem a multiplicar esse patrimônio acumulado.
 
Afinal, tudo se trata de priorizar o futuro: abrir mão de certas coisas que, por mais difícil que pareça, compensam a médio ou longo prazo. Aqui, antes de tudo, é fundamental se conhecer e perguntar-se qual é o maior objetivo que se tem na vida, pois visualizar as próprias metas ajuda a seguir esse caminho árduo.

Dicas para conseguir multiplicar seu dinheiro
A regra de ouro, antes de mais nada, é saber que quanto antes começar, melhor serão os resultados a longo prazo. Isso ocorre por causa de um conceito simples de entender, mas que, normalmente, é esquecido: dinheiro precisa de tempo para render! Não adianta esperar que se tenha o mesmo resultado em 2, 5 ou 10 anos.
 
A segunda regra para se ter em mente é que os maiores investidores e as pessoas mais ricas também começaram do zero. Então, é essencial dar um passo de cada vez para chegar ao topo; pular degraus, ou, por exemplo, investir tudo o que possui sem quitar dívidas pode trazer o resultado inverso do que se espera.
 
Assim, o mais indicado é seguir algumas regras básicas para organizar-se e começar a ter uma boa relação com o dinheiro — afinal, é justamente esse o segredo para estar próximo do primeiro milhão, mesmo antes dos 30 anos.

O planejamento financeiro
Saber de onde o dinheiro vem e, o mais importante, para onde ele vai é essencial a todo futuro investidor. É assim que se tem uma visão geral de todos os gastos e, por consequência, onde é possível economizar para criar uma reserva.
 
É por meio desse plano que também é feita a análise da saúde financeira: todas as dívidas devem ser mapeadas a fim de definir uma estratégia para quitá-las o quanto antes. Lembre-se de que os juros compostos devem sempre trabalhar a nosso favor, nunca contra.

A reserva de emergência
A partir do planejamento, tem-se um panorama de todas as entradas e saídas e, com isso, é possível definir onde e o quanto poupar mensalmente. No entanto, antes de direcionar esses recursos para investimentos — que podem ou não serem muito arriscados — é preciso destinar uma quantia à reserva.
 
Esse fundo de emergência é destinado a quaisquer imprevistos que necessitem de dinheiro: contas médicas, acidentes, consertos de carro, reformas, etc. O ideal é que se acumule o equivalente a 6 meses de salário, para que não o dinheiro destinado a investir fique intacto.

Os investimentos
O passo decisivo para alcançar o primeiro milhão é aumentar a renda: aqui, é possível pedir um aumento, mudar de emprego, fazer uma nova atividade remunerada, etc., mas o mais importante é aproveitar bem o dinheiro que se tem, pois vale mais um pássaro na mão do que dois voando.
 
Então, com o plano financeiro, muito provavelmente restou uma quantia para ser investida. Dependendo do valor, do perfil de investidor que se possui e de outros fatores, como idade e número de dependentes, existe uma aplicação ideal para multiplicar esse patrimônio. Hoje, o mais indicado é que se tenham investimentos diversificados para equilibrar risco e retorno.

Como conseguir o primeiro milhão?
Sabe-se que essa não é uma tarefa simples, mas com esforço e disciplina ela se aproxima cada vez mais da realidade. Isso, porque só com investimentos é possível ganhar o primeiro milhão sem precisar contar apenas com a sorte.
 
A partir daí, é preciso organizar-se para, todos os meses, fazer aportes e aumentar ainda mais o poder dos juros compostos. O ideal é que se reserve, no mínimo, 10% da renda para aplicações, mas quanto mais puder investir, mais rápido se conquista esse sonho.
 
Outro ponto interessante é que perfis mais conservadores, normalmente, demoram mais para alcançar essa quantia, pois as aplicações, por serem mais seguras, oferecem menos rentabilidade. Por isso, como dito antes, uma boa dica é, por exemplo, investir na bolsa — com alto rendimento — e equilibrar com a renda fixa — baixo risco.
 
De todo modo, o mais importante é compreender que não é um caminho simples de ser traçado: é preciso muita disciplina, sacrifícios e, claro, pesquisa! Mas com a estratégia adequada e uma dose de persistência, é possível sim ser um milionário antes dos 30.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet