Notícias / Justiça

14/10/15 às 09:49 / Atualizada: 14/10/15 às 22:04

Gaeco falta prender 3; fortuna desviada teria pago até massagista

Preso pela terceira vez, Riva está ao lado de Silval

Carlos Dorileo

Folha MAX

Imprimir Enviar para um amigo
Gaeco falta prender 3; fortuna desviada teria pago até massagista

Foto: HiperNotícias

Dos cinco mandados de prisão preventiva expedidos nesta segunda-feira pela juíza criminal Selma Rosane Santos Arruda na segunda fase da "Operação Metástase", dois já foram cumpridos pelo Gaeco (Grupo de Apoio Especial e Combate ao Crime Organizado). A informação foi confirmada há pouco pelo promotor Marco Aurélio Castro, que comanda o setor do MPE (Ministério Pùblico Estadual).

Já estão presos o ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Geraldo Riva (sem partido), e o servidor do Legislativo, Geraldo Lauro, que foi chefe de gabinete do ex-parlamentar. O promotor evitou revelar os nomes dos alvos dos outros três mandados de prisão.

A primeira fase da "Operação Metástase" foi deflagrada em setembro com a suspeita de desvios de R$ 2,6 milhões dos cofres públicos através da verba de suprimentos dos deputados justificada com "notas frias e clonadas". A época, foram detidos 20 servidores da Assembleia, um empresário e um contador.

Com a evolução das investigações, constatou-se que o rombo pode chegar a R$ 10 milhões desviados entre 2011 e 2014. Riva é apontado pelo Gaeco como chefe do esquema e utilizaria o dinheiro desviado para pagar despesas pessoais com honorários de advogados, pagamentos de festas, compra de presentes, combustíveis de aeronaves, ajuda para aliados políticos e até massagistas.

O Gaeco solicitou a terceira prisão de Riva neste ano para preservar as investigações e a ordem pública. Foram citados depoimentos de servidores presos no mês passado que estariam sofrendo coação para não falar a verdade.

NOITE NO CCC
Após ser preso por volta das 18h30 ao deixar uma farmárcia na avenida Lavapés, em Cuiabá, Riva foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) para fazer exame de corpo delito. Ele já passa esta noite no centro de custódia de Cuiabá, anexo a cadeia pública do Carumbé.

No mesmo local, estão presos o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e os ex-secretários Pedro Nadaf (Casa Civil) e Marcel Souza de Cursi (Fazenda). Os três foram detidos há quase um mês na "Operação Sodoma", desencadeada pela Polícia Civil diante da suspeita de venda de incentivos fiscais para empresas no Estado.


Riva acaba de ser preso; é a terceira vez este ano
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet