Notícias / Religião

19/04/19 às 11:33

Da morte à ressurreição de Cristo, confira o significado dos dias da Semana Santa

Ana Flávia Corrêa, Gazeta

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Da morte à ressurreição de Cristo, confira o significado dos dias da Semana Santa

Foto: João Vieira, Gazeta

Para o cristianismo, a Semana Santa celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Este ano, a data se iniciou no dia 7 de abril, quando foi comemorado o Domingo de Ramos e se encerra no dia 21, quando é comemorada a Páscoa. Confira o significados:
 
Quinta-feira Santa 
 
Na Quinta-feira Santa, segundo a tradição católica, Jesus foi preso e interrogado. Este dia é considerado como um dia de luto para a Igreja Católica. Isto porque é relembrado todo o sofrimento de Jesus, que está predestinado a morrer. 
 
Religiosos ficam em vigília ao Santíssimo. Nas igrejas, todos os enfeites como toalhas, flores e velas são retirados para simbolizar o luto e a tristeza. As imagens são cobertas com panos de cor roxa. 
 
Ainda, bispo se reúne para a celebração do crisma, em que são abençoados os óleos utilizados nos sacramentos do batismo, ordenação de padres, bispos, crisma e unção dos enfermos. É celebrado também o fim da quaresma. 
 
Sexta-feira da Paixão 
 
Neste dia é recordada a crucificação de Jesus e sua morte no calvário. A celebração é dividida em quatro momentos: liturgia da palavra, oração universal, adoração da cruz e rito da comunhão. 
 
Igreja Católica recomenda que os fiéis façam algum tipo de penitência, como ficar em jejum de carne ou de qualquer ato que remeta aos prazeres mundanos. 
 
Sábado de Aleluia 
 
No Sábado de Aleluia, cristãos de todo o mundo celebram o dia em que o corpo de Jesus permaneceu sepultado no túmulo e aguardam por sua ressurreição. Em vigília, são feitas orações que duram toda a madrugada que antecede o Domingo de Páscoa. 
 
Neste dia também se acende o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a luz de Cristo. Na vela, estão gravadas as letras gregas alfa e ômega, que dizem 'Deus é o princípio e o fim de tudo'. 
 
Tradicional malhação de Judas, que representa a morte de Judas Iscariotes, discípulo que traiu Jesus Cristo, também é feita no sábado. Cristãos costumam queimar um boneco feito de serragem, trapos ou jornal. 
 
Domingo de Páscoa 
 
Uma da data mais importantes no cristianismo, a páscoa representa o dia da ressurreição de Cristo. O temor pela morte, que aconteceu na sexta-feira, transforma-se, então, em esperança e renovação da fé, de acordo com a tradição.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

Considerações sobre o eclipse solar parcial de 2 de julho

Só por curiosidade, estou enviando a figura que fornece/forneceu  a informação COMPLETA sobre o eclipse solar de 2 de julho último. Acima, à esquerda há um marcador com o sinal + que aumenta o mapa...

 

Enquete

Você é a favor ou contra a greve dos professores de MT

 
 
 
Sitevip Internet