Notícias / Saúde

16/04/19 às 11:17

Saúde Pública - Alta taxa de ocupação dos Hospitais Regionais reduz transferências para Capital

No primeiro trimestre, média de ocupação hospitalar foi de cerca de 90%, um índice considerado positivo pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Rose Velasco e Ana Lazarini | SES-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Saúde Pública - Alta taxa de ocupação dos Hospitais Regionais reduz transferências para Capital

A maioria dos Hospitais Regionais com perfil de urgência, emergência e traumas estão com taxa superior a 85%

Foto: Mayke Toscano Secom MT

Nos três primeiros meses de 2019, a taxa de ocupação das unidades hospitalares administradas pelo Governo do Estado foi de cerca de 90% – índice considerado alto. Devido ao resultado, o número de transferências de pacientes para os hospitais de Cuiabá foi avaliado como reduzido.

Na última avaliação do Hospital Regional de Sorriso, por exemplo, a ocupação na unidade hospitalar chegou a 118%. Foram realizados de 5.331 atendimentos no primeiro trimestre do ano, destes, 1.264 configuram como procedimentos cirúrgicos.

A secretária de Gestão Hospitalar, Deisi Bocalon, enfatizou que o levantamento foi realizado pela equipe de gestores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

“Desde o início da atual gestão, o setor tem intensificado a realização das cirurgias. A expressiva maioria dos Hospitais Regionais – que têm o perfil de urgência, emergência e traumas – operam com uma taxa de ocupação superior a 85%; por isso, a quantidade de pacientes encaminhados para a Capital tem sido mínima e restrita aos procedimentos que realmente não são realizados nas unidades hospitalares do Estado”, pontuou a gestora.

Atualmente, o Estado de Mato Grosso responde por 10 Hospitais Regionais. Destes, sete (Colíder, Cáceres, Alta Floresta, Sorriso, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop) são geridos diretamente pela SES-MT e três (Água Boa, Barra do Bugres e Peixoto de Azevedo) administrados por Consórcios Intermunicipais.



O levantamento de atendimentos do Consorcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia, com sede em Água Boa e atendimento a mais de 11 municípios, registrou 1.174 internações e 651 cirurgias de janeiro a março. Os Hospitais Regionais de Sorriso, Colíder, Alta Floresta, Sinop, Rondonópolis, Cáceres e Metropolitano de Várzea Grande realizaram, no primeiro trimestre, um total de 39.041 atendimentos entre os serviços de internações, cirurgias e ambulatório médico.

Ainda conforme destaca a secretária adjunta, em menos de dois meses, a atual gestão estadual interveio em duas unidades – de Rondonópolis e Sinop –, anteriormente administrados por uma Organização Social de Saúde (OSS).

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Causa e efeito

         Reclamamos dos sofrimentos que nos alcançam de vez em quando e que nos tira a alegria. Muitas vezes são doenças graves com internações hospitalares. Nos questionamos...

 
 
 
 
Sitevip Internet