Notícias / Saúde

06/04/19 às 09:17 / Atualizada: 06/04/19 às 12:28

Campanha arrecada alimento para índios xavantes em Mato Grosso

Desnutrição tem sido a maior causa da mortalidade infantil entre os indígenas, aponta pesquisa.

Assessoria Universal

Imprimir Enviar para um amigo
Campanha arrecada alimento para índios xavantes em Mato Grosso

Foto: Assessoria Universal

Na última segunda-feira (01) o programa social A Gente da Comunidade (AGC), visitou a aldeia Campina, pertencente aos índios xavantes, localizada a 780 km de Cuiabá – capital de Mato Grosso. O evento Unisocial foi realizado para entregar as doações de alimento e roupas que foram recolhidas através de uma campanha que o AGC iniciou no final de fevereiro.
 
Dados do Relatório Violência Contra Povos Indígenas no Brasil constatou que a mortalidade infantil entre indígenas cresceu mais de 20% em um ano. O estudo ainda revela que, apesar da falta de maiores informações sobre as mortes dessas crianças, o próprio órgão oficial reconhece mortes por falta de assistência e desnutrição grave.

Wesley Carvalho, coordenador do programa social de Mato Grosso, diz que o crescimento da mortalidade infantil está ligado ao empobrecimento do povo indígena. “Normalmente, os índios têm muitos filhos, e com apenas a ajuda do governo, não conseguem manter uma alimentação adequada para toda a família, levando muitos a desnutrição”, explicou Wesley.
 
A campanha arrecadou cerca de 300 cestas básicas, 7 mil peças de roupas e sapatos. Além de oferecer para a população indígena um almoço especial. Cerca índios de 2 mil índios foram beneficiados.

Com a colaboração de voluntários especializados que vieram de várias regiões do Estado, como, Cuiabá, Água Boa, Barra do Garças, Nova Xavantina e Campinápolis, os índios tiveram a oportunidade de se consultar com dentistas e até mesmo realizar pequenas cirurgias como extração, além de receberem kits de higiene bucal. Serviços de beleza como corte de cabelo e manicure também foram oferecidos.
 
Segundo o coordenador, o povo Xavante está dividida em 94 aldeias na região e 40 delas já foram alcançadas pelo programa social.

Doações de alimentos para a aldeia Tripa

As próximas aldeias a serem beneficiadas serão da Terra Indígena Areões. O evento acontecerá no dia 19 de abril, na Aldeia Tripá, localizada a 25km de Água Boa em comemoração ao Dia do Índio.

Se você também quer ajudar, basta entregar as doações em qualquer igreja Universal do estado de Mato Grosso.
  • Campanha arrecada alimento para índios xavantes em Mato Grosso
  • Campanha arrecada alimento para índios xavantes em Mato Grosso
  • Campanha arrecada alimento para índios xavantes em Mato Grosso
  • Campanha arrecada alimento para índios xavantes em Mato Grosso

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet