Notícias / Nacional

03/04/19 às 19:43 / Atualizada: 03/04/19 às 19:58

Coordenações Regionais começam a receber 46 viaturas compradas pela Funai para o atendimento das comunidades indígenas

Priscilla Torres/FUNAI

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Coordenações Regionais começam a receber 46 viaturas compradas pela Funai para o atendimento das comunidades indígenas

Foto: Paulo Mumia

O presidente Franklimberg de Freitas entregou nessa terça-feira (2), na Coordenação Regional de Cuiabá (MT), nove viaturas modelo L200 Triton, da Mitshubishi, que atenderão cerca de 40 mil indígenas das comunidades do Norte do Mato Grosso, Noroeste do MT, Xavante (MT), Ribeirão Cascalheira (MT), Colider (MT), Canarana (MT), Campo Novo dos Parecis (MT), Cuiabá, Campo Grande (MS) e Rio de Janeiro (Museu do Índio). As caminhonetes foram compradas através de pregão eletrônico realizado pela CR de Cuiabá no final de 2018. Ao todo, foram adquiridas 46 viaturas, num total de R$ 4 milhões.
 
Assim que retornou à presidência da Funai, em janeiro deste ano, Freitas solicitou que todas as 39 coordenações regionais do país enviassem para a sede um panorama geral do número de veículos em funcionamento. Com base nesses dados, o presidente priorizou a entrega das novas viaturas para as CR's mais necessitadas.
 
"Viajamos por todo o Brasil para verificar in loco o atendimento das coordenações regionais às comunidades. Em três meses, visitamos seis CR's. Em algumas, inúmeros carros precisando de manutenção. Em outras, servidores usando seus veículos particulares ou sendo obrigados a fazerem contratos de aluguel para atender as demandas básicas dos indígenas. Nosso papel como Funai é dar as condições necessárias para que as coordenações possam trabalhar", ressaltou Franklimberg.
 
Desde o início de 2019, já foram entregues 30 viaturas, inclusive, duas para Minas Gerais para atender os indígenas afetados pelo desastre da barragem de Brumadinho. As demais serão disponibilizadas para as coordenações regionais contempladas com brevidade.
 
De acordo com o coordenador técnico local de Campo Novo dos Parecis, Joelson Paresi, a nova viatura chega em um momento de suma importância para a comunidade.
 
reuniaocuiaba3
Foto: Acervo Funai

 
"Estávamos necessitando muito, pois temos imensas demandas em diversas áreas sociais e culturais e em algumas ocasiões até emergências, como os casos de saúde. Devido ao avanço do povo Paresi no âmbito educacional e socioeconômico, a CTL tem acompanhado as reuniões de todos os projetos desenvolvidos dentro das comunidades, sempre no intuito de atender aos anseios do povo indígena. Com o recebimento desse novo veículo, consequentemente as melhorias virão", comemorou o indígena. 

Durante a cerimônia de entrega, Franklimberg fez questão de ressaltar o trabalho do coordenador Benedito Garcia e de sua equipe. O presidente lembrou das diversas ocasiões em que a CR de Cuiabá apoiou as demais coordenações regionais com viaturas e recursos financeiros. "A competência administrativa do Benedito tem sido essencial para a Funai. Eu gostaria também de enaltecer o trabalho de todos os servidores da CR. Vocês foram os agentes responsáveis por permitir a entrega de viaturas do Estado brasileiro para as nossas coordenações atenderem em melhores condições as comunidades indígenas em suas bases", elogiou Freitas.
 
Benedito agradeceu o reconhecimento do seu trabalho, mas ponderou que nada é feito sem o apoio diário dos servidores de Cuiabá. "Se não fosse os servidores, que trabalharam com muito afinco, nós não estaríamos entregando essas viaturas", ressaltou.
 
Os próximos veículos serão entregues no decorrer do mês de abril para as CR's de Manaus, Médio Purus, Guarapuava, Maranhão e Nordeste 1.


 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet