Notícias / Saúde

11/10/15 às 06:45

Ação promove o Dia Nacional da Saúde Mental no HUJM

Unidade de Atenção Psicossocial

Assessoria HUJM-UFMT

Imprimir Enviar para um amigo
Ivone Rondon sorri comovida ao receber um vasinho de flor dado pela equipe da Unidade de Atenção Psicossocial do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) em comemoração ao Dia Nacional da Saúde Mental, lembrado no sábado, 10 de outubro. A ex-cozinheira perdeu o filho há 4 anos, baleado pelo próprio amigo, em Várzea Grande. Para superar a tragédia, Ivone faz tratamento psicológico e psiquiátrico no hospital. Ela conta que sabe como ninguém a importância de buscar e receber essa ajuda.

A dona de casa Aparecida da Silva também gostou da surpresa. Diz que desconhecia a data, mas conhece alguns remédios “caseiros” para cuidar da saúde mental. “Praticar esportes, ser alegre, feliz, enfrentar as dificuldades de cabeça erguida e ter pensamento positivo sempre”. Com o apoio da filha, Rose de Almeida, a aposentada Lucia Maria está buscando essa força interior para superar a perda recente do marido. Para ambas, o consolo vem da fé. “Tem que confiar em Deus, na amizade e nas pessoas próximas”, afirma Rose.

“A simbologia da entrega da flor é a motivação do que ela nos traz. Estamos oferecendo essas flores aos pacientes para alegrar o dia deles. Essa é a proposta da saúde mental, promover uma melhora no humor e em todas essas questões emocionais dos pacientes”, explica a psicóloga da Unidade, Aneliza Aparecida Borsato, durante a ação realizada na sexta-feira (09) nos ambulatórios do HU.

A Unidade de Atenção Psicossocial é formada por uma equipe multiprofissional. Diversas áreas compõem o grupo, como assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras e enfermeiros. “A função da unidade é entender diversas circunstâncias que podem afetar um paciente. Quando se fala de saúde mental, a ideia é não falar de doença e sim de saúde. A unidade não trata somente de transtornos (quando uma pessoa apresenta um problema psíquico). Ela também trata de sofrimento, que diferente de transtorno, ocorre quando uma pessoa sofre por alguma situação”, completa o chefe da Unidade Hugo Gedeon Barros dos Santos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet