Notícias / Nacional

30/03/19 às 09:25

Após crise, Eletrobras tem o maior lucro dos últimos 20 anos

Em 2018, o lucro líquido da companhia foi superior a R$ 13,3 bilhões

Repórter Cintia Moreira

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Após crise, Eletrobras tem o maior lucro dos últimos 20 anos

Foto: Divulgação

A Eletrobras divulgou nesta quinta-feira (28) o resultado anual de 2018. Segundo a companhia, o lucro líquido no ano passado foi superior a 13 bilhões e 300 milhões de reais, superando o prejuízo líquido de 1 milhão e 726 mil reais, registrado em 2017. Esse foi o maior resultado da companhia nos últimos 20 anos.

Nesta semana, o ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, defendeu a capitalização da Eletrobras, modelo em que há o fatiamento de partes da estatal à iniciativa privada. Segundo o ministro, com a privatização, o Estado reduziria a sua cota de ações da empresa.

Nesta quinta-feira (28), em entrevista coletiva, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, apresentou os resultados do ano passado, o Plano Diretor de Negócios e Gestão de 2019 até 2023 e também citou a necessidade da privatização da estatal, mesmo com os lucros contabilizados.

“Seja no investimento, seja na remuneração do acionista, demonstram que a companhia melhorou muito, produziu lucro, mas ela não tem uma capacidade financeira suficiente - seja para pagar dividendos mínimos, seja para ousar em investimentos maiores. É por isso a necessidade de capitalização. O número demonstra claramente isso”, disse o presidente da Eletrobras.

No ano passado, o então presidente Michel Temer tentou avançar com a privatização da estatal e encaminhou um projeto para o Congresso. O texto previa a venda da Eletrobras por meio de um processo de capitalização, de forma que a União se torne sócia minoritária. Isso quer dizer, na prática, que a empresa passaria a ser controlada majoritariamente por capital privado. A matéria, no entanto, não avançou.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Paiva Netto

Os servidores de Deus e a hora presente

Atravessamos um momento de transformação no mundo, radical e turbulento sob muitos aspectos, o que exige de nós capacidade superior no enfrentamento de obstáculos de todos os matizes. Não me refiro a uma correria...

 
 
 
 
Sitevip Internet