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30/03/19 às 09:00

Workshop de Turismo Sustentável discute oportunidades para Economia Verde em Mato Grosso

Empresários e gestores públicos participaram de evento promovido pelo Sebrae Mato Grosso, em parceria com ONU Meio Ambiente, Parceria para Ação na Economia Verde (PAGE) e o Governo do Estado do Mato Grosso

Assessoria de impresa Sebrae/MT

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Workshop de Turismo Sustentável discute oportunidades para Economia Verde  em Mato Grosso

Foto: Victor Ostetti

“Mato Grosso possui uma série de atrativos naturais, a presença de três biomas, uma história fantástica e uma cultura riquíssima, com a cadeia do turismo a ser desenvolvida. Temos aqui uma oportunidade de ouro de fazer com que esse desenvolvimento se dê da maneira correta, moderna e sustentável, podendo evitar problemas que alguns destinos já estão enfrentando com o over turism”, afirmou o consultor em meio ambiente e sustentabilidade, Alexandre Garrido, ao abrir o workshop ‘Turismo Sustentável’ em Mato Grosso, que reuniu cerca de 80 empresários e gestores públicos, no último dia 14 de março, em Cuiabá (MT).

O evento, realizado pelo Sebrae Mato Grosso, em parceria com a ONU Meio Ambiente, Parceria para Ação na Economia Verde (PAGE) e Governo do Estado do Mato Grosso, gerou discussões cruciais para o setor, sobretudo, sobre o desenvolvimento de bases para as diretrizes do turismo sustentável mato-grossense. De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (World Tourism Organization - UNWTO), o turismo representa 10% do PIB do mundo, movimenta economias e gera empregos: um em cada 10 empregos no planeta estão ligados ao turismo e a estimativa é que globalmente, até 2030, sejam realizadas 1.8 bilhões de viagens turísticas.

Garrido, que também é consultor nas áreas de riscos, normalização, certificação e gestão empresarial, orientou os diálogos, articulando discussões sobre redes colaborativas, papel do poder público, potenciais para investimento privado e possíveis caminhos para o desenvolvimento do turismo sustentável no estado. “Vamos preparar diretrizes e, para isso, estamos fazendo uma série de pesquisas, identificando dados econômicos, práticas que já existem em outros Estados, normas de certificação como referências, para assim, construirmos uma agenda para Mato Grosso”, disse.

Agente transformador dos territórios e das empresas, o Sebrae atua na articulação de iniciativas como essa. “A sustentabilidade faz parte do DNA do Sebrae e trabalhamos em prol da sustentabilidade da vida, em um conceito muito mais abrangente. Temos, aqui em Cuiabá, o centro de referência de sustentabilidade do Sistema Sebrae, que já assegurou conquistas e premiações referentes à construção do prédio e aos trabalhos e metodologias que são desenvolvidas nesse espaço. Um dos casos de sucesso que temos satisfação em compartilhar é o da Pousada Piuval, que já ganhou prêmio nacional de sustentabilidade no segmento de hotelaria com o acompanhamento técnico do Sebrae”, lembrou a gestora do Projeto de Turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves.

Negócios sustentáveis

A programação do workshop reuniu, no segundo momento, 34 empresários que atuam em diversos setores do turismo.  A falta de infraestrutura e a baixa oferta de mão de obra são apontadas como agravantes pela empresária Lisa Canavarros, dona da agência e operadora de turismo Birding Pantanal, que opera especificamente com o público estrangeiro, de A e B, maiores de 60 anos, observadores de aves e fotógrafos – um nicho que o mercado tem visto crescer a cada ano. 

“Não temos muitos colaboradores que falem outros idiomas. Neste evento discutimos que toda a cadeia do turismo deve estar preparada para receber estrangeiros, que viajam o mundo em busca experiências. Qualificação da equipe e dos empresários é muito importante. Temos a natureza, o que falta é serviço de qualidade. Eventos como esse só agregam, integrando empresários, os gestores públicos”, conclui a empresária.

É compartilhando as belezas das terras Parecis nas redes sociais que o índio Ivo Zukenazukemae Pareci atrai turistas para a cachoeira Salto da Mulher, na região entre os municípios de Sapezal e Campo Novo do Parecis. Muito além do guia tradicional, ele recebe os turistas com trajes indígenas e apresenta toda a vivência da aldeia e do contato com a natureza na região. Em busca de parcerias, ele participou do workshop e falou sobre as dificuldades da atividade. “Há mais de 20 anos eu luto pelo turismo sustentável, intercultural. No início, estávamos no isolamento, no anonimato, faltava apoio. Recebíamos um ou outro grupo de visitantes, mas era muito raro. Depois que registrei a foto de um casal na cachoeira Salto da Mulher, fiz um vídeo e divulguei nas redes sociais, surgiu interesse pela aldeia e pelo local”. 

O empresário e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Mato Grosso, Jack Abudh, avaliou o perfil do turismo na região metropolitana de Cuiabá: “87% do turismo aqui é de negócio. E na hora de atrair um evento é muito importante estarmos ligados à sustentabilidade. Isso assegura retorno ao meio ambiente, ao marketing da região, retorno pessoal e ao cliente, que acaba comprando essa ideia”, avalia.

Economia Verde

O prefeito de Porto dos Gaúchos/MT (a 650 km de Cuiabá), Moacir Pinheiro, destacou a necessidade de atualização da gestão pública para os conceitos mais modernos de sustentabilidade. “Esse trabalho que está sendo construído é importante para fazer com que todas as pessoas invistam no que é ecologicamente correto. Entendemos que hoje o turismo é uma importante fonte de economia, que pode melhorar a realidade do nosso município. Temos um museu, temos o Rio Arinos com águas bastante atrativas para a pesca, e o município organiza ações voltadas para o turismo de aventura, como a trilha de rallys. A prefeitura precisa estar apta a orientar e ajudar esses empresários que queiram investir no turismo sustentável”, frisou o prefeito.


Foto: Victor Ostetti

Além do gestor de Porto dos Gaúchos, a reunião contou com representantes dos municípios de Alto Garças, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Cáceres, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Curvelândia, Itaúba, Juína, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Novo Horizonte do Norte, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Santo Antônio, Paranaíta, Poxoréu, Rosário Oeste, Várzea Grande.

O turismo sustentável envolve o uso dos recursos de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável para garantir que o atendimento das necessidades atuais não comprometa a possibilidade de uso pelas futuras gerações. O workshop foi promovido pelo Sebrae Mato Grosso junto à Parceria para Ações pela Economia Verde (PAGE), iniciativa que coordena a cooperação entre programas e agências das Nações Unidas (ONU), dando apoio a países e regiões na implementação de uma economia mais verde. O PAGE, em Mato Grosso, já assegurou aproximadamente três milhões de reais para a promoção de ações e projetos de geração de renda em setores sustentáveis do estado.

“A PAGE é um programa que foi criado por cinco agências da ONU, a partir da RIO+20, com a conscientização de qual é o futuro que queremos. A partir dessas constatações, eles decidiram criar ações efetivas para que a economia seja o eixo forte e propulsor das mudanças de modo a esverdear a geração de renda”, detalhou a gestora governamental Rita Chiletto. De acordo com a gestora, Mato Grosso foi eleito o primeiro estado subnacional do mundo a ter uma parceria com a PAGE, em abril de 2016. Em geral, somente países integram a parceria.

“Desenvolvemos um trabalho de suporte em busca de parcerias e investimentos internacionais, que possam trazer maior impacto para as ações que já estão acontecendo”, complementou a assistente de projeto e representante da PAGE, Marcela Gaíva.

O representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) de Mato Grosso, Diego Augusto, ressaltou que o estado possui 94 municípios e 16 regiões turísticas que integram o programa de regionalização. “Esta é uma etapa de um projeto maior, que irá resultar em um manual com diretrizes para o turismo sustentável visando orientar aquele município, aquele empreendedor que queira pautar seu negócio, seu destino, seu atrativo em bases sustentáveis”.

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