Notícias / Governo de MT

28/03/19 às 19:03

Governo federal faz readequação em calendário para retirada da vacina contra febre aftosa

Com a decisão, o município de Rondolândia e parte dos municípios de Colniza, Aripuanã, Juína e Comodoro, que teriam a última vacinação em maio deste ano, deverão cumprir mais uma etapa.

ose Domingues e Max Campos | Secom e Indea MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governo federal faz readequação em calendário para retirada da vacina contra febre aftosa

Presidente do Indea– MT, Tadeu Aurimar Mocelin, participou da reunião

Foto: Indea MT

Após análises técnicas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) optou em fazer uma readequação no calendário inicialmente proposto para a retirada da vacina contra febre aftosa.

Com a decisão, o município de Rondolândia e parte dos municípios de Colniza, Aripuanã, Juína e Comodoro, que teriam a última vacinação em maio deste ano, deverão que cumprir mais uma etapa, vacinando o rebanho bovino e bubalino em novembro de 2019. 

A mudança foi divulgada entre terça e quarta-feira (26 e 27), em Porto Velho, durante a quarta reunião do bloco 1 do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) 2017-2026. O evento contou com a participação de representantes do setor público e privado dos estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas. 

De acordo com o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea–MT), Tadeu Aurimar Mocelin, houve um longo debate que incluiu os membros da equipe gestora do Plano Estratégico do Estado. "Tudo isso busca aprimoramento das questões técnicas e estruturais dos serviços veterinários dos estados, de modo a obter mais segurança e excelência na suspensão da vacinação”.

A instalação dos postos fiscais para contenção do trânsito deverá ocorrer até o final de março de 2020 e a proibição do trânsito de animais susceptíveis à febre aftosa e aos produtos de origem animal in natura a partir de 1º de maio de 2020.



Região de Mato Grosso que será integrada ao bloco 1 e terá mudança no calendário de retirada da vacinação

Compondo a comitiva de Mato Grosso, estiveram presentes representando o setor produtivo, como Famato, Acrimat e Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa-MT); do serviço veterinário oficial; Indea-MT; e Superintendência federal da Agricultura. 

Termo de Cooperação
Ainda na reunião, o Indea-MT e a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron-RO) assinaram Termo de Cooperação Técnica, com o objeto de desenvolver em conjunto um plano de trabalho para ações articuladas de execução de atividades inerentes à defesa sanitária animal. O ênfase é justamente no PNEFA, em áreas do Estado de Mato Grosso integrantes da Zona pertencente ao do bloco 1. 

Sobre o Plano
Mato Grosso compõe o bloco 5 do Plano Estratégico do PNEFA, juntamente com Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, cuja retirada da vacinação está prevista para 2021. Há a inclusão de parte de seu território no bloco 1 (apenas 1% do rebanho bovino) em virtude da melhor delimitação da zona, considerando a relação comercial desta região com Rondônia e maior efetividade das medidas de contenção do trânsito. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet