Notícias / Agricultura

26/03/19 às 08:10 / Atualizada: 26/03/19 às 08:19

Brasnorte/MT - Índios põem fogo em ponte para proteger terras e impedir tráfico de madeira; diz Ibama

Ibama afirmou que a ponte seria usada como rota diária para crimes ambientais e fuga do fluxo de fiscalização.

José Pereira, TV Centro América

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo

Ponte sobre o Rio Membeca em Brasnorte — Foto: TVCA/Reprodução

Índios da terra Manoki, em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, colocaram fogo em na ponte sobre o Rio Membeca, no sábado (23), para impedir a retirada de madeira ilegal da área de preservação.
 
No mesmo dia, produtores rurais divulgaram um vídeo nas redes sociais, alegando que, em razão do fogo e da impossibilidade de atravessar a ponte, teriam que desviar a rota e rodar quilômetros a mais para escoar a soja colhida da região.
 
Ponte de madeira é incendiada em Brasnorte
Ponte de madeira é incendiada em Brasnorte
 
Entretanto, segundo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a ponte seria usada como rota diária para crimes ambientais e fuga do fluxo de fiscalização.
 
De acordo com o chefe da unidade técnica do Ibama em Juína, a 737 km da capital, Evandro Carlos Selva, a ponte dá acesso a algumas propriedades rurais, mas também serve para criminosos que têm o intuito de roubar madeira da terra indígena.
 
A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que aTerra Indígena Manoki foi declarada em 2008. No entanto, por não ter sido homologada ainda, a região está em litígio e é alvo permanente de invasores e de conflitos.
 
Ainda segundo a Funai, não é a primeira vez que os índios assumem uma postura radical para combater a extração de madeira.
 
A polícia deve investigar o caso, já que um boletim de ocorrência foi registrado por produtores rurais.
 
A Secretaria de Obras de Brasnorte informou que um engenheiro deve ir até o local para analisar o que precisa ser feito para reestruturar a ponte.

Veja o vídeo publicado pelo produtor rural>>>

 
Imprimir Enviar para um amigo

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Luiz Tejon Megido

Santiago do Norte rumo a uma agrossociedade

Ao registrarmos histórias reais como a de Santiago do Norte, cidade localizada no norte de Mato Grosso, ficamos muito entusiasmados e tomados pelo que o genial autor Ariano Suassuna disse: “O otimista é um tolo. O pessimista, um...

 
 
 
 
Sitevip Internet