Notícias / Barra do Garças

17/03/19 às 15:41

Barra do Garças/MT - Funai coopera com recadastramento eleitoral de comunidades Xavante

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Barra do Garças/MT - Funai coopera com recadastramento eleitoral de comunidades Xavante

Indígenas Xavante no Cartório Eleitoral da cidade de Barra do Garça-MT durante o recadastro biométrico

Foto: Maíra Ribeiro/CR Xavante

Cerca de 1.700 eleitores A'uwẽ Uptábi Xavante da Terra Indígena São Marcos devem realizar o recadastramento biométrico até o dia 29 de março. Durante este mês, um ônibus da prefeitura de Barra do Garças tem feito o transporte diário de aproximadamente 100 indígenas até a sede do município para que possam se recadastrar. A Funai é uma das instituições que colaboram com a medida.

O titular da Coordenação Regional Xavante da Funai, Carlos Henrique da Silva, ressaltou a importância da Fundação no cumprimento de sua função institucional. "Estamos contentes de efetivar a principal prerrogativa da Funai: coordenar a política indigenista, que é papel de todo o Estado brasileiro. Essa iniciativa só se tornou viável graças ao efetivo envolvimento das lideranças e comunidades A'uwẽ Uptábi, que acompanham e participam das atividades desde o planejamento até a execução", afirmou.
 
A integração entre os órgãos públicos foi ressaltada pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Dr. Joãozinho: "É muito importante a união para o atendimento dessa demanda tão legítima dos nossos munícipes Xavante. É governança para quem realmente precisa", disse o vereador. O recadastramento biométrico é obrigatório para o eleitorado de 26 municípios de Mato Grosso. Atualmente, mais de um milhão de eleitores do estado já fizeram o cadastramento. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral é atingir o percentual de 75% de eleitores cadastrados biometricamente, até o final do prazo, no próximo dia 29 deste mês.

Com apoio da CR Xavante, o recadastramento dos indígenas atende à recomendação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso por meio da 9ª Zona Eleitoral. O projeto conta com a participação da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Cartório Eleitoral e Funai.


 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Dr. Rosário Casalenuovo Júnior

Queimada e tempo seco não são os agentes principais das doenças respiratórias

As clínicas de otorrinolaringologista e pneumologia ficam cheias nesta época do ano. Crianças e idosos sofrem para dormir, principalmente devido à baixa resistência do organismo, fato que provoca com facilidade...

 
 
 
 
Sitevip Internet