Notícias / Religião

04/07/15 às 09:37 / Atualizada: 04/07/15 às 19:48

Templos históricos atrai romeiros de todo o país até Trindade, GO

Fiéis vão para a Festa do Divino Pai Eterno e aproveitam para visitar igrejas. Tradição na 'capital da fé' começou por volta da 1840 e segue viva até hoje.


Os fiéis que participam da Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, têm como ponto principal de visitação o Santuário Basílica, que concentra a maioria das missas e demais atividades. Porém, o turismo religioso da cidade, conhecida como a "capital da fé", ainda conta com outros templos históricos, como a Igreja Matriz, a Igreja Santíssimo Redentor e o Carmelo Santa Terezinha do Menino Jesus, que atraem romeiros de todo o país.

A tradição da fé da cidade começou por volta de 1840, quando um medalhão de barro, com a Imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria, foi encontrado na região de Barro Preto, que depois passou a se chamar Trindade. A primeira capela foi construída em 1843 e era coberta com folhas de buriti. Com o fortalecimento da fé, capelas maiores foram edificadas.

Em 1912, foi inaugurado o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, hoje conhecido como Santuário Velho ou Igreja Matriz, sede da Paróquia do Divino Pai Eterno. No aniversário de 100 anos, em 2012, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 2013, recebeu um novo tombamento, dessa vez como Patrimônio Cultural Material do Brasil.

A engenheira civil Michele Nakamura, prefere o templo para fazer suas orações. "Aqui tem uma energia diferente. Ela mostra as raízes", explica.

Outro ponto procurado pelos fiéis é o Carmelo Santa Terezinha do Menino Jesus. Neste local, vivem as Irmãs Carmelitas de Clausuras. Elas passam maior parte do tempo em oração pela comunidade e fazem orientações espirituais para os visitantes. Apenas a capela pode ser visitada. Uma das irmãs, Teresa margarida, conta que o local é um importante templo para a edifição da fé. "O Carmelo tem como alicerce uma vida de oração", disse a religiosa.

Um templo que também chama atenção é a Igreja do Santíssimo Redentor, conhecida pelos fiéis como Igreja do Padre Pelágio. O local foi construído em homenagem ao religioso e fundada no dia 31 de maio de 2004. O padre era considerado pelos fiéis como portador de um dom da Cura.

A aposentada Joelina Araújo, reconhece a importância do sacerdote na comunidade ao longo dos anos. "É uma igreja histórica, de um grande missionário que está em processo de canonização", conta. Depois de seu falecimento surgiram vários relatos de pessoas que alcançaram milagres por intercessão dele.

 

Santuário Basílica é um dos principais pontos de visitação (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
 
Romaria
Todo ano a cidade realiza a tradicional Festa do Divino Pai Eterno. Este ano o evento começou no último dia 26 e a expectativa é que 2,5 milhões de pessoas passem pela cidade até o próximo domingo (5). A programação conta com 115 missas, 45 novenas, 11 procissões, 30 orações do terço, alvoradas, vigílias, batizados e confissões.

O evento acontece há 175 anos e é considerado o maior do mundo dedicado ao Divino Pai Eterno. O tema da Festa deste ano é "Consagrados ao Pai Eterno" baseada na carta apostólica do Papa Francisco, que relembra aos fiéis de que todos têm uma missão e que devem buscar a renovação da fé.

Para reforçar a segurança foram convocados 4,5 mil policiais militares. Também estão disponíveis 500 banheiros para o público. Além das programações religiosas, também estão previstos cinco shows musicais. Também está aberto o Centro de Apoio ao Romeiro da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), onde são distribuídos alimentos aos fiéis.

Segundo o padre Wellington Silva, o número de romeiros vem crescendo a cada ano. “Observamos um crescimento de 20% no número de fiéis que vêm a Trindade. Então, por ano, são cerca de 5 milhões. Estamos vendo que, por semana, mais de 5 mil pessoas vem pela primeira vez em romaria ao Divino Pai Eterno”, explica.

 

Igreja do Santíssimo Redentor, conhecida como Igreja do Padre Pelágio (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)


Carmelo Santa Terezinha do Menino Jesus, em Trindade (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet