Notícias / Água Boa

16/03/19 às 16:24 / Atualizada: 16/03/19 às 19:16

Pais de criança que ingeriu soda cáustica, em Água Boa, apelam por vaga em UTI

Redação AguaBoaNews com Márcia Oliveira da assessoria

Imprimir Enviar para um amigo
Pais de criança que ingeriu soda cáustica, em Água Boa, apelam por vaga em UTI

Hospital Regional de Água Boa

Foto: AguaBoaNews

Uma criança do sexo feminino de um ano e um mês, está internada no Hospital Regional de Água Boa, em estado grave e com risco de perder a vida, precisando, com urgência, de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela ingeriu soda cáustica e sofreu queimaduras, internas e externas na boca, além do esôfago e estômago, o que a impossibilita de se alimentar.

A Defensoria Pública de Mato Grosso conseguiu liminar da Justiça, que obriga o Estado a fazer a transferência, porém, a informação é de que não há vaga no sistema.

O defensor que atua no Plantão da Defensoria Pública, em Ribeirão Cascalheira, Rodrigo Machado Fonseca, afirma que a situação é desesperadora. 

“O médico nos relatou que a situação dela é muito grave em decorrência dos ferimentos e que, em consequência deles, ela está impossibilitada de se alimentar desde quinta-feira (14/3), quando tudo aconteceu. Diante disso, os médicos a estão mantendo hidratada e ministrando vitaminas. É só o que podem fazer”, relata o defensor.


 

Médico Dr. Humberto Jesus Romio
O médico que atende a criança, Humberto Jesus Romio, afirma que outra das preocupações é que uma cicatrização ocorra, sem a devida intervenção e tratamento, e isso cole os dois lados do esôfago da criança. “A família está em desespero e a única coisa que pedem é que o Estado agilize a transferência. Já fizemos o que podíamos e não conseguirmos resolver, a sensação é de impotência, de estarmos de mãos atadas”, afirma o defensor.

Fonseca informa ainda que já solicitou orçamento de um hospital no estado de Goiás, para poder entrar com o pedido de bloqueio de bens do Estado, para que, em caso positivo, consiga a transferência para um hospital privado. Mas, ele informa que o hospital está sem vagas.

"Essa medida é uma alternativa, porém, temo que seja muito demorada. O necessário é que a transferência seja feita o mais rápido possível. Vamos continuar tentando nos municípios maiores de Mato Grosso e em estados vizinhos. Porém, avaliamos que conseguir esse bloqueio no final de semana, será difícil", avalia.


 

Defensor público Dr. Wendel Renato Cruz
O caso da criança chegou à Defensoria na sexta-feira (15/3), depois que os pais perceberam que apenas administrativamente, não conseguiriam socorro adequado para a filha. O defensor público Wendel Renato Cruz  entrou com uma ação de obrigação de fazer, com pedido de liminar, em Água Boa, e a decisão do juiz Jean Louis Maia Dias, determinando a transferência, saiu às 20h de sexta-feira (15/3).

“Assim que pegamos a decisão, informamos a equipe de regulação de Cuiabá e Várzea Grande, mas eles nos disseram que não há vaga e que só poderão determinar a ida de Laryssa, se houver liberação. Do contrário, dizem que não há o que fazer”, conta o defensor.

O hospital Regional de Água Boa não conta com UTI e o pai da criança, Diones Arantes da Silva, faz um apelo pela vida da filha. “Estamos desesperados”.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que já foi notificado da decisão e busca encaminhamentos junto ao SUS.

 

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rafael, em 16/03/19 às 19:16

    O hospital de Água Boa não conta É nem contará com UTI pois se o Estado não tem vaga, é ele que mantém as UTIs, não adiantaria nada ter aqui, já que qualquer um entraria na fila do estado inteiro, não será exclusiva para nós do consórcio. REGIONAL faz milagres aqui. Quem nao colabora é o Estado.

 
 
 
Sitevip Internet