Notícias / Saúde

16/03/19 às 14:28

Prevenção ao Câncer - Mulheres adultas devem tomar a vacina contra o HPV, orienta infectologista de MT

A vacina contra o HPV pode reduzir em até 70% a incidência do câncer de colo de útero, responsável por 15 mortes de mulheres por dia no Brasil.

Sandra Carvalho

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Prevenção ao Câncer -  Mulheres adultas devem tomar a vacina contra o HPV, orienta infectologista de MT

Foto: Assessoria

Aprovada pela Anvisa em 2013 para mulheres acima dos 25 anos, a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) é uma prevenção eficaz contra o câncer de útero. A orientação é da infectologista Isabel Drª Isabel Cristina Lopes dos Santos, gerente de assuntos médicos do setor de vacinas da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, de Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá/MT).
 
A especialista observa que além do câncer de mama, faz-se necessário um trabalho efetivo de prevenção ao câncer de colo de útero. 
 
Neste sentido, explica a médica, a vacina para mulheres adultas consiste num grande avanço para o combate ao HPV, um dos grandes causadores do câncer do colo do útero, uma das principais causas de morte em mulheres. “O câncer de colo de útero é a causa da morte de 15 mulheres por dia no Brasil”, alerta a médica.
 
Para o Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou 16.370 casos novos de câncer do colo do útero para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, ocupando a terceira posição. Já para Mato Grosso, a estimativa foi de 340 novos casos de câncer de colo de útero em 2018.
 
“Nós queremos alertar as mulheres que esta doença pode ser prevenida através de vacinas e do sexo seguro”, pondera a Dra. Isabel Cristina Lopes dos Santos, destacando como principais medidas de prevenção o uso de preservativo nas relações sexuais e a vacina contra o HPV que pode reduzir em até 70% a incidência do câncer de colo.
 
A especialista informa que o maior risco de infecção pelo HPV ocorre nas adolescentes entre 15 e 19 anos de idade, mas alerta que o risco de infecção persiste durante toda a vida. “O risco cumulativo de 5 anos de adquirir uma nova infecção pelo HPV entre 30 a 44 anos de idade é de 22%”.
 
Dados importantes
 
A Dra Isabel Cristina Lopes dos Santos ponta fatores importantes a respeito do HPV. O primeiro deles é que se trata de um vírus altamente infeccioso. Depois, que representa o mesmo risco de aquisição viral em todas as faixas etárias.
 
A especialista ainda observa a mudança nos padrões de comportamento sexual verificados nos últimos anos que revela uma exposição maior das mulheres mais velhas ao HPV.
 
O que é o HPV
 
O HPV é um vírus que infecta a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. cada tipo de HPV pode causar lesões em diferentes partes do corpo.
 
É um vírus transmitido, em geral, pelo contato de pele com a pele, e o modo mais comum de transmissão é por meio do ato sexual. Por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível. 
 
Drª Isabel Cristina Lopes dos Santos é médica pela Universidade de Cuiabá, Pediatra pelo Hospital Ana Costa (Santos -SP), Infectologista Pediátrica pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (São Paulo-SP). Hoje é gerente de assuntos médicos da Vida Vacinas, é professora nos estágios da Saúde da Criança e do adolescente I e II do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG).
 
Mês da Mulher
 
A Vida Diagnóstico e Saúde realiza periodicamente palestras na recepção da clínica voltada a prevenção e promoção da saúde. Neste Mês da Mulher os temas tratados foram a prevenção ao câncer de colo de útero, com a Dra Isabel Cristina Lopes dos Santos, e também a importância do cuidado das emoções para o empoderamento feminino, com a Dra Larissa Slhessarenko Ribeiro, psicóloga com 26 anos de experiência.
 
Vida Vacinas
 
A Vida Vacinas integra o complexo Vida Diagnóstico e Saúde que tem todos os Exames e Especialidades em um só lugar. Localizada em Várzea Grande, a clínica conta com o maior e mais completo centro integrado de diagnóstico e saúde do estado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet